Entrou em vigor na quarta-feira, 27, a regra da Anatel que impede as operadoras de cobrar por ligações sucessivas feitas em até dois minutos. Caso haja queda no sinal, por exemplo, só a primeira chamada será tarifada.
A norma vale para usuários de todas as operadoras, tanto para telefones fixos quanto para celulares, e havia sido publicada em 27 de novembro pela Agência. Levou, portanto, três meses para ficar vigente.
A medida foi criada para tentar minimizar as reclamações dos usuários sobre a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia, constantemente listadas no topo dos rankings de queixas dos consumidores.
Um episódio envolvendo a TIM contribuiu para que a decisão fosse tomada. Relatório da Anatel, elaborado entre março e maio, acusava a operadora de derrubar propositalmente as ligações dos usuários no plano Infinity.
Ainda no ano passado, a operadora negou a prática e contratou uma consultoria independente em busca de outro parecer. O relatório inocentou a companhia ao detectar que não houve “formas propositais ou intencionais” para desconexões de suas chamadas móveis.
(Olhar Digital)