Obras em rodovias reforçam escoamento da produção na região Norte

Postado em 27 outubro 2017 06:54 por JEAcontece
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A partir do ano que vem, os motoristas encontrarão corredores rodoviários em condições de tráfego renovadas na região Norte do Rio Grande do Sul. As obras do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema) de Passo Fundo já estão apresentando os primeiros resultados.

Até o momento, os serviços estão concluídos numa extensão de 34 quilômetros de vias pavimentadas. Desses, 24 são na RSC-153, em dois trechos: no contorno Sul de Passo Fundo e em parte do trajeto que vai do município até o entroncamento com a BRS-386, em Tio Hugo. Outros dois segmentos já restaurados são os sete quilômetros da ERS-142 entre Mormaço e Victor Graeff e os 2,8 quilômetros na ERS-129 em Casca (até o entroncamento com a ERS-324 que leva a Nova Araçá). As obras também são realizadas na ERS-324 nas proximidades de Casca e entre Três Palmeiras e Ronda Alta.

“São rotas fundamentais para o escoamento da produção agrícola, integrando, inclusive, parte do caminho até o Porto do Rio Grande”, enfatiza o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. “É um dos maiores programas rodoviários que estamos desenvolvendo e esperamos, já em 2018, contar com a recuperação completa de todas as estradas previstas nesses contratos”, projeta.

Durabilidade e segurança
As obras são executadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). No total, o Crema Passo Fundo abrange 530 quilômetros de vias pavimentadas em dois lotes: Passo Fundo – Cruz Alta e Passo Fundo – Palmeira das Missões. O investimento é de, respectivamente, R$ 101 milhões e R$ 138 milhões, com recursos financiados pelo Banco Mundial (Bird).

“O diferencial do programa Crema é que, no primeiro ano, as rodovias passam por obras de restauração do pavimento, dos dispositivos de drenagem e da sinalização. Uma vez encerrada essa etapa, a mesma empresa contratada ficará responsável, durante os quatro anos seguintes, pela manutenção desses trechos”, esclarece o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. “Isso garante à população estradas com alta durabilidade e segurança”, acrescenta.

Confira os trechos em renovação:
Crema Passo Fundo – Cruz Alta
ERS-142 (18,86 km)
– acesso leste a Não-me-Toque (fim do contorno) ? entroncamento ERS-223 (p/ Ibirubá)
RSC-153 (76,96 km)
– fim da duplicação ? entr. BRS-386/ERS-223 (p/ Tapera)
– entr. BRS-386/ERS-332 (p/ Soledade) ? entr. RSC-471 (contorno Barros Cassal)*
ERS-223 (76,86 km)
– entr. BRS-153/386 (p/ Soledade) ? entr. VRS-824 (p/ XV de Novembro)
– entr. VRS-824 (p/ XV de Novembro) ? entr. BRS-377 (p/ Cruz Alta)*
ERS-332 (57,94 km)
– entr. BRS-153/471 (p/ Barros Cassal) ? Espumoso (início da travessia urbana)*
– ponte sobre o Rio Jacuí (fim da travessia urbana) ? entr. ERS-332 (acesso oeste a Soledade)
BRS-386 (2,57 km):
– entr. BRS-386 ? Soledade
Crema Passo Fundo – Palmeira das Missões
ERS-129 (2,47 km)
– entr. ERS-324 (p/ Nova Araçá) ? entr. ERS-324 (p/ Casca)
RSC-153 (9,25 km)
– entr. BRS-285/ERS-324 (p/ Carazinho) ? Passo Fundo (fim da duplicação)
ERS-324 (183,89 km)
– entr. ERS-406 (Serraria) ? entr. ERS-483 (Três Palmeiras)
– entr. ERS-483 (Três Palmeiras) ? entr. ERS-404 (Rondinha, início do contorno)*
– entr. ERS-404 (Rondinha, início do contorno) ? Natalino
– Natalino ? entr. BRS-153/285 (p/ Carazinho)*
– entr. BRS-153 (p/ Ernestina) ? entr. ERS-129 (p/ Casca)
ERS-404 (23,83 km)
– entr. BRS-386 (p/ Carazinho) ? entr. ERS-324 (p/ Ronda Alta)*
ERS-406 (27,42 km)
– entr. RSC-480 (p/ Goio-En) ? entr. ERS-324 (p/ Serraria)*
ERS-463 (30,86 km)
– entr. ERS-135 (Coxilha) ? acesso a Tapejara
ERS-569 (37,42 km)
– entr. BRS-468 (Palmeira das Missões) ? entr. BRS-386 (p/ Sarandi)

(Fonte: Governo do RS)

Postado em 27 outubro 2017 06:54 por JEAcontece
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