Obras da Subestação em ritmo acelerado para atender a seis municípios do Alto Jacuí

IBIRUBÁ – Principal investimento da Coprel no ano de 2012, a construção da Subestação de Energia Ibirubá 2 está 76% concluída. Um importante marco foi a chegada do transformador de força, potência 20MVA e tensão 69/13,8 kV, no final do mês de setembro. O equipamento representa aproximadamente 20% do investimento total da obra.

Foram necessários dois guindastes para a colocação do transformador em sua base. Pesando 38 toneladas, o “coração” da subestação é responsável por rebaixar a tensão da linha de transmissão de 69.000V para 13.800V.

Os municípios de Ibirubá, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Selbach, Colorado e Saldanha Marinho serão diretamente beneficiados com a construção da SE. Maior disponibilidade de carga, melhoria nos níveis de tensão e aumento significativo da confiabilidade do sistema são os principais benefícios da obra, que atende ao intenso crescimento das atividades industriais e agrícolas da região.

“O crescimento da Coprel é diretamente impulsionado pelo desenvolvimento da região, que da mesma forma, só pode crescer com a oferta necessária de energia elétrica. A Coprel sente as necessidades das comunidades e direciona seus investimentos para atender a seus cooperantes da melhor forma, seja nas propriedades rurais, cada vez mais demandantes de energia, ou nas indústrias que estão se instalando na promissora região do Alto Jacuí”, reforça Jânio Vital Stefanello, presidente da Coprel.

Confira mais informações sobre a Subestação Ibirubá 2 – Coprel
Potência: 20MVA e Tensão: 69/13,8kV
Investimento previsto: R$ 6 milhões na subestação e mais 1 milhão 290 mil reais em redes elétricas. Total de 7 milhões e 290 mil reais.
Municípios Beneficiados: Ibirubá, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Selbach, Colorado e Saldanha Marinho.
Quantidade de ligações de energia beneficiadas: 6.123 unidades consumidoras.

Coprel

Compartilhe: