O Cordel e o Cantador – literatura de cordel

A exposição da mostra didática de banners do SESC -Arte Sesc Cultura por toda parte referente á literatura de cordel “O Cordel e o Cantador” ocorreu de3 à 14 de setembro no Município de Lagoa dos Três Cantos, tendo por local a Biblioteca Pública Municipal, no horário das 7h30min ás 11h30min e das 13h30min as 17h30min com visita e leitura dos banners e livretos, realizado pelas turmas da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier desde o 3º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio; No dia 08 de setembro, a referida mostra foi encaminhada para o Distrito da Linha Glória, das 9 às 16h, onde ocorreu a 12 ª Missa Crioula realizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina envolvendo as comunidades local e regional.
A literatura de cordel é um tipo de poema popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel.
São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores recitam versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, fazendo leituras ou declamações muito empolgadas e animadas.
Esta mostra foi uma parceria entre a Biblioteca Pública Municipal de Lagoa dos Três Cantos e Sesc Carazinho. Houve o registro de presenças em livro próprio.
Departamento de Cultura de Lagoa dos Três Cantos

Compartilhe: