Esta foto foi tirada nos anos 20, na atual Rua Rui Barbosa, no canto da Praça Central, esquina com a hoje Rua Tiradentes. Tapera era então o 4º distrito de Carazinho.
Entenda a foto:
1 – Campanário do sino da antiga Igreja, que era de madeira e que foi derrubada para a construção da atual, em estilo neoclássico.
2 – Palanque onde as autoridades estão falando à população. Naquele local, mais tarde, seriam erguidos a Casa Canônica e o prédio da residência das Irmãs do Hospital Roque Gonzalez.
3 – O prédio de madeira, na esquina, é o antigo Hospital Roque Gonzalez, que foi destruído por um incêndio e construído o atual no mesmo lugar.
4 – Casa onde os Danielli residiram por muitos anos.
5 – No mato, no alto, está hoje o Estádio Dr. Avelino Steffens, do G. E. América. E, ao seu lado, o Parque Aquático Taperense.
6 – Hotel dos Viajantes, dos Sarturi, é hoje o prédio onde funciona o Bazar Maldaner, na esquina com a Rua Duque de Caxias.
7 – No alto está hoje a Cotrisoja.
8 – Coreto da Praça Central. O pessoal confunde o coreto com o quiosque. No coreto era onde a banda se apresentava aos finais de semana. O quiosque ficava mais no centro da Praça. Repare que a cobertura do coreto tem traços do quiosque recém-construído. Coincidência?
9 – Neste prédio funcionou a sapataria dos Pilar. Hoje, no lugar está o Skina Lanches, na esquina da Avenida XV de Novembro com a Rua Duque de Caxias.
10 – A Rua Rui Barbosa, sem pavimentação.
Será que tem algo mais na foto que não foi visto?