Nutrição: Comer rápido engorda?

Não é exatamente o fato de comer rápido que engorda. São as conseqüências desse ato que levam você a se descontrolar e esse descontrole é que acaba por engordar. .Não é necessário que você mastigue eternamente os alimentos que põe na boca. A mastigação é ótima para a sua saúde, torna a digestão mais fácil e evita à sensação de má digestão. Mas, você não precisa ficar preocupada em não perder a conta das vezes mastigou a comida. Basta que você entenda que importante comer devagar e por que. Comendo com calma e lentamente você saboreia melhor os alimentos e leva o mesmo tempo para se saciar, só que comendo a metade. Durante a refeição a gente acaba se esquecendo disso e quando percebe já devorou tudo rapidinho. Levar pequenas quantidades de alimento à boca; faça um intervalo mais ou menos na metade da sua refeição. Não se distraia com outras atividades enquanto estiver se alimentando.

Você deve procurar se alimentar em ambientes e situações que permitam que você se concentre na sua refeição. Evite ler, assistir TV ou conversar ao telefone nesses horários. Só assim você vai prestar atenção na quantidade que come no sabor e na mastigação dos alimentos, principalmente quando seu estado emocional estiver alterado, porque nessas circunstâncias a tendência natural é comer mais rápido e maiores quantidades.

Introduzindo mudanças aos seus hábitos à hora das refeições, você conseguirá dar início ao processo mais importante para o emagrecimento chamada de reeducação alimentar. Afinal, reeducação alimentar não é apenas a mudança da quantidade e dos alimentos que você come. A sua postura é muito importante nesse processo.

ALINE PREDIGER
Nutricionista 8835 D – personal diet, domiciliar e clínica

Compartilhe: