Mesmo depois de dois dias da passagem de um forte temporal por Santa Bárbara do Sul, no noroeste do Estado, o cenário ainda é de destruição. Nesta segunda-feira, a prefeitura e a coordenadoria regional da Defesa Civil fazem um levantamento dos estragos. Os números preliminares são de cem casas danificadas e 20 totalmente destruídas nos bairros Centro, Loeblein, Fátima, Cohab e Juventude.
O fenômeno, que aconteceu na noite de sábado, atingiu uma faixa de cerca de um quilômetro e destelhou casas, derrubou postes, arrancou árvores e deixou boa parte da cidade sem luz. A ventania começou por volta das 21h30min e, em poucos minutos, arrasou os cinco bairros. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o evento ocorrido na cidade foi um tornado.
Por enquanto, a reconstrução ocorre somente nas residências que não foram totalmente destruídas. Algumas receberam lonas nos telhados e outras, reparos pontuais. A maioria dos desabrigados está em casas de parentes ou amigos e alguns aproveitam o dia de sol para procurar pertences em meio aos escombros.
Andressa de Arruda, 14 anos, que perdeu a casa no temporal, é uma delas. No local onde morava com o pai e um irmão de 11 anos, ela busca itens pessoais e as ferramentas do patriarca da família. Conforme consegue recuperar os pertences, vai colocando tudo em uma mochila.
Segundo a assessoria de imprensa da RGE, a reconstrução da rede elétrica já foi concluída e a distribuição de energia já está normalizada. Na tarde desta segunda-feira, equipes da Defesa Civil estadual chegarão à cidade para ajudar nos levantamentos. Na tarde de domingo, o município declarou situação de emergência.
“Parecia filme americano”, diz morador de Santa Bárbara.
Clcirbs