No último dia 11 de junho, a Câmara dos Deputados lançou em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva de Reciclagem. O lançamento foi acompanhado pelo vereador de Não-Me-Toque, Valdir Alberi Kirst (PP), que na oportunidade também esteve representando os vereadores da região do Alto Jacuí, do Norte do Estado.
A Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia produtiva da Reciclagem foi criada com o objetivo de melhorar a articulação das relações entre catadores de lixo, cooperativas e indústria e tornar o mercado de reciclagem mais competitivo e com a produção cada vez mais intensa. Segundo o presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), além das questões fiscais, a frente parlamentar vai atuar para regular a profissão de catador de lixo, promover campanhas de conscientização quanto à separação do lixo em residências e comércios e vai trabalhar para tornar eficaz a lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Durante o encontro, o vereador Valdir Alberi Kirst afirmou que Não-Me-Toque ainda possui sérios problemas de destinação e reciclagem do lixo. “A região da produção do Estado do Rio Grande do Sul está preocupada com esta questão do lixo, que muitas vezes acaba sendo deixado no meio ambiente. A pergunta que fica: nós apenas estamos de passagem, que legado nós vamos deixar para as futuras gerações que ocuparão essas terras?” questiona o vereador (assista ao vídeo).
De acordo com dados do ministério do Meio Ambiente, apenas 8% do lixo produzido no Brasil é reaproveitado. Representantes do setor entendem que esse baixo número se deve aos poucos incentivos que a reciclagem recebe por parte do governo brasileiro.
(Poliana Glienke – Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque)