NÃO-ME-TOQUE – “Temos o dinheiro e a intenção” diz prefeito sobre a compra de vacinas contra a Covid-19

Postado em 03 março 2021 05:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Muitos prefeitos e governadores estão se vendo pressionados pela população sobre a questão da imunização contra a Covid-19. O fato é que, estes estão recebendo as doses a conta gostas pelo governo federal.

Mesmo com a liberação pelo STF, para que os mesmos tenham autonomia total para negociar e adquirir doses, até o momento ninguém realmente comprou a vacina, o que existe de concreto no entanto, são apenas negociações para uma futura aquisição, já que primeiramente apenas a União está tendo o real acesso. Pois a quantidade disponibilizada pelo Ministério da Saúde tem sido insuficiente para imunizar a população e não tem atingido nem mesmo os grupos de risco prioritários como os profissionais de saúde e os idosos.

Na região, as prefeitura de Carazinho e Passo Fundo, já manifestaram a sua posição pela compra de doses.

Em Carazinho, o prefeito Milton Schmitz mencionou que enviaria ao Legislativo um projeto de lei solicitando a aprovação da destinação de R$ 2 milhões para aquisição de vacinas contra a Covid-19. As doses, segundo o gestor, serão aplicadas nos carazinhenses e somente com elas será praticamente possível encerrar a pandemia.

— Aguardaremos a disponibilidade para compra (a produção ainda em pequena escala tem permitido apenas que a União compre doses e distribua para estados e município) de doses com as devidas liberações e seguranças para vacinar nossa população. No momento que tivemos cobertura vacinal de pelo menos 60% é que a pandemia termina efetivamente — disse Schmitz em entrevista.

Em Passo Fundo, o prefeito Pedro Almeida, publicou que há interesse do município em adquirir doses da CoronaVac junto ao Instituto Butantan. O interesse, inclusive, já foi manifestado formalmente pelo Município ao Instituto. De acordo com Almeida, “a recuperação econômica e a retomada do desenvolvimento de Passo Fundo passam também pela imunização contra a Covid-19”.

— Passo Fundo não para e os nossos esforços são para, juntos, construirmos dias melhores para todos os passo-fundenses — declarou Pedro Almeida.

Na Capital Nacional de Agricultura de Precisão, a compra de doses está sendo articulada pelo prefeito Gilson dos Santos (DEM), juntamente com a Famurs.

— Temos o recurso disponível para aquisição de vacinas para toda nossa população. Não vamos criar expectativa na nossa comunidade só para aparecer, estamos trabalhando com ações concretas — afirmou Maninho sobre a real situação.

Além disso, o prefeito foi enfático em salientar que trabalha junto com o Legislativo na questão.

— Temos o dinheiro e a intenção, a Câmara está sabendo disso, caso tenha disponibilidade de compra faremos isso imediatamente. Assim que a Famurs nos der o ok, encaminhamos projeto para Câmara — finalizou.

Por Roger Amaral

Postado em 03 março 2021 05:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop