NÃO-ME-TOQUE – Tecnologias e inovações de ponta a ponta do parque

Postado em 13 março 2018 06:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A digitalização chegou no campo e a Expodireto Cotrijal 2018 é solo fértil para as novidades. De ponta a ponta do parque, os expositores capricham na apresentação de ferramentas que prometem ajudar o produtor a reduzir custos e aumentar a produtividade e a rentabilidade. Seja na área de máquinas e equipamentos agrícolas, na produção vegetal ou na produção animal, a tecnologia digital cresce em importância.

O produtor Airton Lange, de Não-Me-Toque, começou a plantar grãos em uma época em que a agricultura era feita com um olho na terra e outro no céu. Hoje, ele dispõe de uma diversidade de tecnologias que pode ser utilizada antes de plantar, durante o desenvolvimento da cultura e na colheita.

Na Expodireto Cotrijal, Lange encontrou uma ferramenta que certamente já utilizará nos 60 hectares onde plantará trigo este ano. O agricultor esteve no estande da Biotrigo Genética, empresa que está apresentando uma calculadora gratuita que permite estimar quantos quilos serão necessários semear determinada área.

Para o produtor Gentil Rizzatti Filho, de Tupanciretã, o uso de tecnologia na lavoura é um caminho sem volta. Dono de 1,6 mil hectares, onde planta soja no verão e trigo no inverno, ele era resistente em utilizar muitas ferramentas na agricultura, mas desde o ano passado acabou cedendo às novidades. As máquinas que comprou já vinham com a tecnologia embarcada. Uma delas foi o piloto automático da Trimble. E na Expodireto Cotrijal deste ano, adquiriu um sinal pago para acessar o equipamento on-line.

Melancia sem semente: Bayer investe em modificação genética

Mas não é só a tecnologia digital que atrai olhares na feira. As novidades da pesquisa também chamam a atenção. Na Bayer, uma melancia melhorada geneticamente, mais doce, menor e sem sementes, é uma das novidades. A multinacional promove ação de degustação da melancia Pingo Doce – nova variedade desenvolvida pela unidade de sementes de hortaliças e vegetais da empresa.

“Ela possui menos sementes e tem peso médio de 6 a 8 quilos, bem menor que a convencional, que chega a pesar mais de 15 quilos, facilitando o transporte e armazenagem, bem como evita o desperdício do alimento. Estamos produzindo alimentos para a realidade das famílias brasileiras, que cada vez estão menores”, aponta o gerente da Bayer, Marcos Cernescu.

A novidade está sendo apresentada durante as atividades da Expodireto Cotrijal e foi degustada por jornalistas presentes no café da manhã promovido no estande, na quinta-feira (8/3).

Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Postado em 13 março 2018 06:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop