NÃO-ME-TOQUE – Soja: fique atento às condições meteorológicas para a semeadura

Postado em 29 outubro 2019 16:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Vários fatores interferem no sucesso da semeadura e nem todos é possível controlar. Um deles, o mais impactante, é o clima. Para evitar os problemas ocorridos na safra passada, o Departamento Técnico da Cotrijal alerta que é fundamental observar as condições meteorológicas nos próximos dias.

Na safra 2018/19, o excesso de chuvas, associado a temperatura de solo abaixo do desejado, facilitou a ação de fungos de solo, ocasionando dificuldades na emergência, tombamento e morte de plantas. Perdas foram relatadas em todo o Rio Grande do Sul.

A temperatura do solo ideal para a germinação e emergência da soja é de 25°C. Já a temperatura ideal do ar é 30°C. No início da semana, a temperatura de solo média foi de 17°C e a do ar não passou dos 20°C.

Para os próximos dias, a previsão é de chuva e, consequentemente, a estimativa é tanto a temperatura do ar quanto do solo ficarem abaixo do ideal para a semeadura. “Orientamos o produtor a buscar informações com o seu assistente técnico para implantar a soja no momento mais próximo do ideal”, orienta Alexandre Nowicki, coordenador técnico de Difusão da Cotrijal, alertando que já há áreas semeadas mais cedo que vão necessitar de replantio.

Programa Sentinela
Essa é uma dica do Programa Sentinela Cotrijal, com informações para o adequado planejamento da lavoura. Compartilhe essa informação e confira a publicação em nossas redes sociais, acesse nosso Facebook e siga-nos no Instagran.

Texto: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Foto: Alexandre Nowicki/Detec

Postado em 29 outubro 2019 16:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop