NÃO-ME-TOQUE – Secretaria Municipal de Saúde realiza semana de conscientização da saúde masculina

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, a Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque irá realizar atividades de prevenção e conscientização sobre o Câncer de Próstata, alusivas à campanha nacional Novembro Azul.

Neste sábado (14), das 8h às 11 horas, será realizado um dia de prevenção de diabetes com realização de exames preventivos na Praça Central. Na próxima semana, de 16 a 20 de novembro, serão realizados exames preventivos nas Unidades de Saúde, na Semana de Conscientização da Saúde Masculina. No sábado (21), às 8h30min, na Praça Central, Pedágio informativo alusivo ao Novembro Azul com mateada.

Sobre o Câncer de Próstata:
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

– Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada 6 (seis) homens, 1 (um) é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

– Diagnóstico
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

– Fatores de Risco
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

– Prevenção
Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.

Compartilhe: