NÃO-ME-TOQUE – Secretaria de Saúde realiza palestra sobre Prevenção Câncer de Mama

Nesta terça-feira (28), aconteceu no auditório da ACINT uma palestra de prevenção sobre o Câncer de Mama ministrada pelo Dr. José Ivalei Guerreiro Mastologista e Especialista em Reconstrução Mamária. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde faz parte da programação do Outubro Rosa e contou com a presença da Prefeita Teodora Lütkemeyer, Secretário de Saúde Marco Costa e comunidade em geral.

A palestra foi voltada para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, com estatísticas atuais sobre a incidência da doença. No Brasil haverá pelo menos 57mil novos casos este ano e pelo menos 15 mil mortes, sendo que o Rio Grande do Sul só perde para o Rio de Janeiro nos índices de incidência.

Outro destaque foi para as técnicas de reconstrução mamária, que hoje é possível realizar o procedimento utilizando tecidos do próprio paciente ou mediante colocação de próteses e a importância de preservar a mama durante o tratamento do câncer, para facilitar o trabalho de reconstrução, evitando sempre que possível a mastectomia total. Dr. Guerreiro também enfatizou sobre a evolução das drogas nos últimos anos que permitem tratamentos menos agressivos, evitando as cirurgias de retirada da mama

O Secretário de Saúde Marco Costa avaliou o evento como positivo “Nosso objetivo neste mês é chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama, e temos a certeza que com a explanação do Dr. Guerreiro conseguimos atingir este resultado”.

(Charles Morais – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não Me Toque)

Compartilhe: