NÃO-ME-TOQUE – Secretaria de Saúde firma convênio para atender demanda de Otorrinolaringologia

O Otorrinolaringologista é o médico que trata das doenças dos ouvidos, nariz e garganta, muitas vezes chamado apenas de “otorrino”. Sua avaliação é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento de doenças sendo que tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente.

As principais doenças são: rinites, sinusites, desvio do septo nasal, polipose nasal, distúrbios do sono (apnéia), diminuição da acuidade auditiva/surdez, otites, amigdalite/faringite, paralisia facial, distúrbios da deglutição, alterações das pregas vocais e distúrbios do labirinto.

A Secretaria de Saúde acaba de firmar convênio com a Clínica Pitrez de Carazinho para o encaminhamento de cirurgias na especialidade de otorrinolaringologia. Há uma grande demanda reprimida na Secretaria, especialmente de crianças, aguardando na sua maioria, procedimentos de retirada de adenoides e amigdalas.

Este convênio somente foi possível com a colaboração e a parceria do Poder Legislativo que na gestão anterior, do Presidente Gilson dos Santos, efetuou a devolução de R$ 30.000,00 para que a Secretaria conseguisse contratar estes serviços.

Os serviços de especialidades, dentre elas a otorrinolaringologia, são de responsabilidade do Estado, mas a disponibilidade do serviço é quase inexistente, gerando filas de espera angustiantes para os usuários do Sistema Único de Saúde. No último ano este quadro foi agravado pela crise financeira do Estado e pelos cortes de verbas para os hospitais. Assim, graças a sensibilidade do Poder Legislativo, a Secretaria de Saúde poderá dar andamento no tratamento das crianças que aguardam pelos procedimentos cirúrgicos. A previsão é iniciar os encaminhamentos ainda no mês de novembro.

“Todo o sistema de saúde do país está enfrentando inúmeros problemas e impasses devido ao atual cenário financeiro que infelizmente tem causado maiores perdas aos brasileiros junto a saúde pública. Como gestores buscamos soluções para estes transtornos e graças à parceria entre a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores, pudemos firmar este convênio e oferecer mais uma especialidade para nossa comunidade que tem uma grande demanda na área”, enfatizou o Secretário Marco Costa.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não-Me-Toque)

Compartilhe: