Na noite de terça-feira (24), reuniram-se nas dependências do auditório da prefeitura Municipal de Não-Me-Toque as 12 famílias beneficiárias do Programa de Reformas Habitacionais 01/2017, programa este que vem sendo executado através da Secretaria Municipal de Habitação desde o mês de maio com às famílias em vulnerabilidade social que tenham o Cadastro Único atualizado, visando assim a diminuição do déficit construtivo das residências.
O programa é executado desde o ano de 2009 e tem como objetivo proporcionar acesso a recursos materiais para realização de reformas emergenciais em residências próprias, visando à garantia do direito à moradia digna e segura.
As famílias beneficiadas são em sua grande maioria desprovidas de condições financeiras para realizarem sozinhas uma reforma no lugar onde moram. Logo, o Programa visa garantir melhorias nas casas que estão sem as devidas condições de moradia e assim torná-las unidades com total infraestrutura e dignas de habitabilidade.
Como participar
Primeiramente, as famílias interessadas devem realizar a inscrição no programa junto à Secretaria de Habitação devendo atender os critérios estabelecidos em Lei. Após essa etapa, serão realizadas visitas domiciliares para avaliação sócio-econômica familiar, devendo ser emitido parecer de cada família por assistente social responsável. Posterior a avaliação social, o Setor de Engenharia avaliará a situação da residência emitindo parecer quanto à emergência de realização da obra além de elaborar projeto específico.
Jaques Petry – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não-Me-Toque