NÃO-ME-TOQUE – Sábado, dia 13, dia “D” de combate à dengue

Para chamar a atenção sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do Aedes Aegypti, transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Sábado da Faxina – Não dê folga para o mosquito da Dengue”.

A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes.

Com base nesta iniciativa, no Município de Não-Me-Toque, todos os agentes de saúde, agentes de combate a endemias e servidores da Secretaria Municipal de Saúde estarão realizando um mutirão de combate à dengue. O objetivo e realizar visitas em casas e orientar a comunidade em geral sobre como evitar a proliferação do mosquito.

A Secretaria de Saúde solicita às pessoas que facilitem a entrada dos agentes de saúde e equipe para realizar as vistorias, bem como convoca à todos Não-Me-Toquenses para no sábado dia 13 de fevereiro, aderir à campanha “Sábado da Faxina – Não dê folga para o mosquito da dengue” e realizar a limpeza em locais que possam acumular água parada.

Ações de Combate à Dengue já efetuadas no Município:
– Dedetização em mais de 100 bocas de lobo e locais de risco
– Campanhas de conscientização e orientação
– Ação permanente dos agentes de combate a endemias.

Prevenção
• Evitar usar pratos nos vasos de plantas e, caso utilize, colocar areia nas bordas;
• Guardar garrafas e objetos que possam armazenar água sempre com a abertura virada para baixo;
• Manter as lixeiras tampadas, bem como as caixas d’água. Plantas que acumulam água, como bromélias, devem ser evitadas.
• O acúmulo de lixo também deve ser evitado, pois pode se tornar foco do mosquito.
• Além disso, é importante tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana; ralos devem ficar fechados e desentupidos.
• Os potes de comida e de água dos animais devem ser lavados com escova, também semanalmente.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não-Me-Toque)

Compartilhe: