Não-Me-Toque realizou o II Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência

SELBACH – A Associação Comercial e InduNo último dia 30, realizou-se no CRAS, o II Fórum da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

O II Fórum Municipal foi abrilhantado pela apresentação artística dos alunos da APAE de Carazinho e do Grupo das Pessoas com Deficiência (PCDs), da SMAS.

O presidente do CMPD, Jairo Bocasanta, realizou a abertura oficial, pontuando a importância do II Fórum Municipal para a comunidade Não-me-toquense. O prefeito Antônio Vicente Piva reforçou a importância do trabalho em rede para atender as necessidades dos PCDs. A secretária adjunta de Assistência Social, Maria Margarete Lauxen, falou sobre as atividades realizadas pelo Grupo de PCDs Unidos Somos Fortes da SMAS, e apresentou uma mensagem sobre a valorização das diferenças.

A palestrante Lisandra Sandri, estimulou o público a realizar importantes reflexões, com o objetivo de debater assuntos relacionados ao cotidiano da pessoa com deficiência, às dificuldades encontradas pela mesma, esclarecendo a diferença entre doença e os tipos de deficiência, em busca de soluções que venham facilitar à vida social das pessoas com deficiência.

O evento contou com a participação de representantes do Executivo e Legislativo municipal, SMECD, SMS, SMAS, CMPD, Augustin e Cia. Ltda, E. Orlando Roos, Jan, Cotrijal, EMEI Arlindo Hermes, EMEI Pequeno Polegar, EMEI Ciranda da Alegria, EMEF Nossa Senhora Lourdes, APAE, EEEF Geny Vieira da Cunha e APAE.

No encerramento, as crianças do CEI acompanhadas pela monitora Mirceia Kellerman e pelo PCD Fabrício, apresentaram uma música sobre a valorização das diferenças, realizando gestos de libras. E os PCDs da SMAS, juntamente com a monitora Maria Elisabete, encantaram a todos, com um teatro sobre a vida.

(Secretaria de Assistência Social)

Compartilhe: