NÃO-ME-TOQUE – Projeto Escola no Campo Cotrijal 2014 chega ao fim

Na tarde de quarta-feira (19) a Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Secretária de Educação Griselda Blau e a coordenadora pedagógica da SMEC Clenice Berghahn estiveram participando juntamente com demais autoridades regionais, professores e estudantes da solenidade de encerramento do Projeto Escola no Campo 2014. O evento aconteceu no Parque da Expodireto Cotrijal e marcou o anúncio dos vencedores do concurso de desenhos e frases elaborados durante o projeto.

O Escola no Campo é desenvolvido pela Cotrijal, Syngenta, Secretarias de Educação de 13 municípios da região e Fundação Abrinq. O projeto tem como principais objetivos ressaltar a importância da preservação do meio ambiente, informar que menores de 18 anos não devem manusear defensivos agrícolas, demonstrar a importância da produção de alimentos saudáveis e, através das crianças, sensibilizar os pais quanto ao uso correto de defensivos agrícolas. Também visa valorizar o trabalho do agricultor, fazendo com que sinta orgulho da atividade que desenvolve, buscando diminuir também o uso de agrotóxicos na produção.

Conforme o Vice-Presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, o projeto já envolveu mais de 20 mil crianças e só nesta edição trabalhou com cerca de 1500 alunos de 6º ano de 60 escolas dos municípios da região de atuação da Cotrijal. Utilizando jogos, cartazes e uma cartilha especialmente elaborada para as atividades escolares, os professores orientaram os alunos sobre a importância do uso correto e seguro dos agrotóxicos, visando a saúde dos seus usuários e a proteção do meio ambiente.  Durante o decorrer do projeto os alunos também participam de palestras sobre o tema

Os resultados no Município de Não-Me-Toque foram:
•         1º lugar desenho – Larissa Caroline Gehlen – EMEF Nossa Senhora de Lourdes
•         2º lugar desenho – Vitória Graciano – EMEF Valdomiro Graciano
•         1º lugar frase – Nicole Heller dos Santos – EEEF Geny Vieira da Cunha
•         2º lugar frase – Taina Monteiro – EEEF Geny Vieira da Cunha

A Prefeita Teodora ressalta a importância deste projeto, principalmente por se tratar da conscientização socioambiental e dos cuidados no manuseio de agrotóxicos levando em consideração que o Município e Região possui uma forte cadeia agrícola. “Queremos parabenizar a todos os alunos que participaram da edição 2014 e a Cotrijal por voltar as atenções para a educação e a conscientização desde cedo nas escolas” ressaltou.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não-Me-Toque)

Compartilhe: