NÃO-ME-TOQUE – Programa para reabilitação e integração no tratamento da dependência química

Postado em 27 fevereiro 2016 07:21 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Com o objetivo de oferecer uma proposta de tratamento especializado para a Dependência Química a Secretaria de Saúde proporciona suporte profissional interdisciplinar aos usuários de substâncias psicoativas e a seus familiares, visando a manutenção da abstinência do uso de drogas e a melhoria na qualidade de vida.

Para auxiliar estas pessoas Não-Me-Toque conta com o Grupo Corrente da Esperança direcionado aos familiares e o Grupo Renascer direcionado aos dependentes químicos em abstinência.

O Grupo Renascer é composto por usuários que encontram-se em tratamento, sendo constituído por um espaço de trocas de experiência, aprendizado e suporte para a realização do tratamento.

O grupo teve início no ano de 2007 e atualmente conta com vários participantes, sendo que, no mês de janeiro houve a comemoração dos 05 anos de abstinência de um dos membros do grupo.

Depoimento de um adicto há 5 anos em abstinência:
“Através do álcool, aos 31 anos de idade iniciei no vício do crack a pior das drogas. Quando decidi me tratar já estava no fundo do poço, perdendo o que há de mais importante, a família.

Depois que iniciei o tratamento tive 3 recaídas e destas 2 vezes estive internado. Não é nada fácil, mas não é impossível. Todas as recaídas que tive foram quando estava alcoolizado. Na ultima recaída resolvi me tratar e decidi parar de beber e desde então não bebo mais e nem uso crack.

No dia 27 de janeiro de 2016, completei 5 anos que estou limpo.Com o apoio da família e força de vontade e também com a ajuda das profissionais, assistente social e psicólogas e do grupo renascer, que participo há 8 anos e estou bem.

Se você tiver com algum problemas com drogas, procure os profissionais da saúde para te ajudar. Lembre-se a iniciativa tem que partir de você, com a ajuda da família e dos profissionais”.

A orientação e apoio para o tratamento podem ser buscados junto a Secretaria de Saúde, com a Assistente Social e/ou a Psicóloga, coordenadoras do programa.

(Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque)

Postado em 27 fevereiro 2016 07:21 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop