NÃO-ME-TOQUE – Programa A Voz do Campo é transmitido ao vivo da Cotrijal

Postado em 09 novembro 2016 07:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um rico debate sobre o momento atual do cooperativismo e a importância do setor aconteceu na manhã deste sábado, 5, na sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque, através do Programa A Voz do Campo, conduzido pelo radialista Marcelo Brum. Durante duas horas, representantes de quatro cooperativas gaúchas tiveram a oportunidade de falar das estratégias adotadas para fortalecer o seu trabalho, ajudar o produtor a se manter com renda no campo e também para abordar as dificuldades enfrentadas pelo setor.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, lembrou que o foco da cooperativa é o produtor e que em 59 anos de existência da organização, ela só se manteve sólida e em crescimento porque há uma relação de confiança estabelecida. Ele destacou que na região nova em que a cooperativa começa a atuar no Norte gaúcho, englobando 14 municípios, o objetivo é também levar a segurança e a qualidade de produtos e serviços, novas tecnologias além das ações de defesa dos interesses do produtor, hoje já comuns aos associados dos demais 18 municípios onde a Cotrijal vem atuando a mais tempo.

As cooperativas promovem o desenvolvimento de toda a região onde atuam, afirmou o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder. Ele citou que em 2015, somente em ICMS, a Cotrijal gerou R$ 145 milhões de retorno de ICMS aos 19 municípios onde estava presente. “Nas cidades que possuem cooperativas, o Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,701, enquanto nas demais é de 0,666, e esse diferencial se dá principalmente pela capacidade das cooperativas de distribuir renda, manter os investimentos dentro da própria cidade de origem e dar real importância às pessoas”, disse.

Também participaram do programa representantes das cooperativas: Coopatrigo, de São Luiz Gonzaga – Ivo Batista (presidente) e Roberto Marques (assessor de imprensa); Cotripal, de Panambi – Germano Döwich (presidente) e Luiz Elberto Schneider (diretor financeiro); e Sicredi Alto Jacuí – José Celeste de Negri (presidente) e Gervásio Diel (vice-presidente). Também participaram e acompanharam o programa o advogado Ivanor Schneider, de Não-Me-Toque, a gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Leila Mertins, o diretor da Rede i9, Edio Schrader, e o radialista Antônio Sadi Ribas, da Rádio Ceres.

A VOZ DO CAMPO – Programa transmitido em 31 emissoras localizadas no Rio Grande do Sul, Paraná, Roraima e Goiás. Na região, vai ao ar aos sábados, das 8 às 10 horas, através da Rádio Ceres, de Não-Me-Toque.

(Assessoria de Imprensa Cotrijal)

 

Postado em 09 novembro 2016 07:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop