Uma festa com direito a lanche, teatro e brinquedos infláveis marcou a comemoração dos 20 anos do Programa A União faz a Vida em Victor Graeff no último sábado, 24 de outubro. Estudantes, pais, professores e diretores das escolas compareceram à Praça Tancredo Neves para acompanhar a programação, comemorativa também aos 50 anos do município.
“Estava muito legal”, concordaram os primos Grazieli Markmann e Vitor Samuel Wentz, ambos de 8 anos, que participam do Programa A União faz a Vida no município. Eles estão ansiosos para dar sequência às atividades deste ano. Nos próximos dias, devem pintar o muro da Escola Leonel de Moura Brizola, com desenhos alusivos aos 50 anos de Victor Graeff. A tarefa envolverá os estudantes e também familiares.
Victor Graeff está entre os municípios pioneiros do Programa A União faz a Vida. Implantado como projeto piloto em 1994 na cidade de Santo Cristo, logo depois já foi adotado pelo Sicredi Alto Jacuí. As primeiras atividades foram desenvolvidas em Victor Graeff e em seguida estendidas para Não-Me-Toque. E mais recentemente, o município de Santo Antônio do Planalto se integrou ao programa.
PARCERIA IMPORTANTE – O gerente da Unidade Cotrijal de Victor Graeff, José Fernando Kayser, lembrou que a cooperativa é parceira do programa desde o início, por entender a importância das ações que estimulam o cooperativismo e a cidadania nas escolas. “O futuro das cooperativas e das nossas comunidades está nas mãos das nossas crianças e temos que ensiná-las a trabalharem de forma cooperativa para que tenhamos uma sociedade mais justa e unida”, ressaltou. Ele ainda parabenizou os victorenses pela comemoração dos 50 anos do município.
HOMENAGEM – A tarde foi marcada ainda por homenagem da Secretaria Municipal de Educação às professoras Alice Amaro, Catiuscia Alflen, Fabíola Rodrigues, Joiciane Baumgratz e Suzana Kaiser, que desenvolveram projetos com seus alunos. Segundo a coordenadora pedagógica do Programa A União faz a Vida pela prefeitura de Victor Graeff, Natália Wilhelmsen, o empenho das professoras faz toda a diferença no sucesso das atividades.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal)