NÃO-ME-TOQUE – Produtores da Cotrijal apresentam seus cases no último dia de Apsul

Postado em 27 setembro 2019 06:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com mais de 800 participantes em dois dias de programação, reunindo especialistas e palestrantes de renome internacional, o 5º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas – Apsul América encerrou na quarta-feira (25/9).

Nesse último dia de atividades, os painéis contaram com depoimentos de produtores associados da Cotrijal. Pai e filho, Diones Vaseran Carmo e Diones Vaseran Carmo Júnior relataram o processo de sucessão na propriedade. Já a produtora Luciane Rheinheimer mostrou a participação da mulher na gestão do agronegócio.

O debate foi durante o painel ‘Como os agricultores utilizam smart farming (Agricultura Digital) e plantio direto?’, moderado por Marcio Albuquerque, presidente da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão.

Parceria com a Cotrijal na agricultura de precisão – “O grande desafio da agricultura de precisão, dentro deste contexto da agricultura digital, é conseguirmos absorver todas as informações que temos do campo, transformar em dados e analisar para tomar decisões assertivas. Hoje trabalhamos com a Cotrijal e contamos com todo o suporte do programa Ciclus em agricultura de precisão. Além disso, o auxílio dos jovens para esta nova visão da tecnologia tem sido fundamental”, ressaltou o associado Diones Vaseran Carmo, que já é a terceira geração na sucessão da propriedade.

Tudo começou com o avô de Diones, em 25 hectares. Hoje a propriedade conta com 1200 hectares nos municípios de Pontão e Boa Vista do Cadeado e é administrada em sociedade com os filhos, Diones Júnior e Gabriela, em um processo de sucessão já exitoso.

Em busca de novos patamares de produtividade – Para Luciane Rheinheimer, o incremento alcançado nas médias de produtividade nos últimos anos se dá graças a evolução da tecnologia no campo – tanto em manejo, quanto material genético e agricultura de precisão, com investimento no solo. “Novas tecnologias exigem investimento, porém é assim que alcançaremos um novo patamar em produtividade. A prova disso é que nos últimos cinco anos tivemos um acréscimo de 35% nas médias de produtividade da soja”, relatou, destacando que a Cotrijal contribuiu para este crescimento.

Ao lado da irmã e sócia Lucimara, Luciane faz a gestão da propriedade com mais de 500 hectares em Chapada, apostando na agricultura digital e no sistema de produção, com a diversificação de culturas e adubação de sistema. “A Cotrijal é a grande responsável por todo este crescimento da região, evolução em produtividade e investimento que vem sendo feito em agricultura de precisão”, mencionou.

O congresso – O Apsul América acontece a cada dois anos e é organizado pela Prefeitura de Não-Me-Toque, Sindicato Rural, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal – realizado no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Em 2019, o tema central do congresso foi ‘Agricultura Digital: O Produtor Rural no Centro das Novas Tecnologias’.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Postado em 27 setembro 2019 06:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop