NÃO-ME-TOQUE – Por recomendação da Anvisa município não vai instalar túneis de desinfecção

Postado em 19 maio 2020 17:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota na qual afirma “faltar evidências científicas” de que o uso de estruturas como câmaras, cabines e túneis para desinfecção de pessoas tenha eficácia, enquanto medida preventiva contra o novo coronavírus (covid-19).

De acordo com a autoridade sanitária, “a duração de 20 a 30 segundos para o procedimento não seria suficiente para garantir o processo de desinfecção”. Além disso, a nota técnica, divulgada na noite de quarta-feira (13) pela Anvisa, reforça que a adoção desse mecanismo “não inativaria o vírus dentro do corpo humano, além de poder causar danos à saúde de quem se submetesse à desinfecção com saneantes aplicados diretamente na pele e nas roupas”.

Em coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje (18), o Secretário de Saúde de Não-Me-Toque, Marco costa anunciou que no momento o município não deve instalar os equipamentos disponibilizados pela empresa Stara. O assunto será levado para discussão com o Comitê de Emergência do município.

Ainda de acordo com a nota técnica da Anvisa, produtos químicos usados nos saneantes aprovados são destinados à limpeza e higienização de superfícies como móveis, bancadas, pisos, objetos e paredes. Tais produtos, ao entrarem em contato com a pele ou aplicados diretamente sobre ela, “podem causar danos e efeitos adversos”, alerta a agência.

Rádio 90.9 FM

Postado em 19 maio 2020 17:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop