(Não-Me-Toque) – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Na última quinta-feira (10), reuniram-se nas dependências do Auditório do Centro Administrativo, os membros do Comitê Executivo, a secretários municipais e a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, uma reunião que engloba os estudos para Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Não-Me-Toque (PGIRS).

Esse plano é uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305 de 2010 e prevê metas para a extinção dos lixões, para a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, dentre outras ações.

Após a apresentação do Diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no nosso município pelo Biólogo Jackson Muller, os membros do comitê tiveram a possibilidade de discutir e propor medidas e sugestões, referentes aos problemas ligados ao lixo.

Algumas propostas citadas pelos presentes foram:
– A criação de uma central de triagem de resíduos sólidos recicláveis, como papel, plástico e papelão;
– A retomada da coleta seletiva no município, determinando-se dias diferentes para a coleta do lixo seco e orgânico;
– Intensificação das ações de fiscalização ambiental, principalmente da limpeza urbana e logística reversa;
– Maior investimento em ações de Educação Ambiental;
– Gestão dos resíduos da construção civil;
– Instalação de um aterro sanitário municipal;
– Criação de um setor específico na Prefeitura Municipal para gerenciar e controlar o saneamento básico e os resíduos sólidos, que fará a interface com os demais setores da Prefeitura, visando atender o cidadão com maior eficiência.

Com essas e outras propostas será criado o Prognóstico do PGIRS, ou seja, a 2ª etapa do plano, que é composto de quatro relatórios e tem previsão para estar concluído até 29 de fevereiro de 2013.

A próxima reunião está prevista para ser realizada até o final deste mês e terá como pauta a finalização do prognóstico.

(Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente)

Compartilhe: