NÃO-ME-TOQUE – Palestra e teatro reforçam importância do cuidado no manuseio de agrotóxicos

Os estudantes que participam do Projeto Escola no Campo começaram a receber no dia 30 de setembro a visita de uma equipe da Cotrijal que faz palestra sobre o uso correto de agrotóxicos.

Nas apresentações, realizadas em todos os 13 municípios envolvidos com o projeto, bióloga e engenheiros agrônomos da cooperativa relembram o que foi trabalhado em sala de aula, dando ênfase à forma correta de utilizar os agrotóxicos e à importância do uso do equipamento de proteção individual, o EPI.

Depois da palestra, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar uma apresentação teatral relacionada ao Escola no Campo. A comédia, apresentada por um grupo de atores contratados pelo projeto, facilita o entendimento de que não dá para brincar com a saúde humana e o meio ambiente, sendo necessários todos os cuidados quando do uso de agrotóxicos.

As apresentações nas escolas encerram dia 10 de outubro. O encerramento das atividades do Escola no Campo está marcado para o dia 20 de novembro, às 14 horas, no restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Nesse dia serão conhecidos os vencedores do concurso de frases e desenhos realizado todo ano entre os alunos participantes do projeto.

O que é o projeto

O projeto Escola no Campo é realizado desde 2002 pela Cotrijal, Syngenta e prefeituras dos municípios da área de ação da cooperativa, juntamente com a Fundação Abrinq. O objetivo é sensibilizar os estudantes de ensino fundamental da necessidade de preservar os recursos naturais, promover a segurança no uso de agrotóxicos e estimular a produção de alimentos saudáveis.

As atividades de 2013 iniciaram em junho, a partir de reunião com coordenadores do projeto. Projeto, momento em que foram distribuídas as cartilhas que seriam utilizadas em sala de aula pelos professores. Com base nesse material, eles trabalharam o tema “Uso correto e seguro de agrotóxicos” com os alunos, que depois de acompanharem a palestra e a apresentação teatral vão produzir um desenho e uma frase relacionados com o que aprenderam. Os melhores serão premiados no encerramento do projeto.

Participam do projeto em 2013 os municípios de Não-Me-Toque, Colorado, Victor Graeff, Tio Hugo, Saldanha Marinho, Lagoa dos Três Cantos, Mato Castelhano, Nicolau Vergueiro, Ernestina, Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Santo Antônio do Planalto e Coqueiros do Sul, totalizando 60 escolas municipais e estaduais, de cerca de 1500 estudantes do 6º ano.

(Assessoria de Comunicação – Cotrijal)

Compartilhe: