NÃO-ME-TOQUE – Orgulho de trabalhar na Cotrijal

A Cotrijal tem como filosofia a busca incessante por melhores resultados. E tão importante quanto pensar em melhorias é receber o feedback positivo sobre a satisfação de quem “acorda cedo” todos os dias e está disposto a fazer da cooperativa um lugar ótimo de se trabalhar. A última Pesquisa de Clima Organizacional, no final de 2013 e início de 2014, realizada pelo setor de Recursos Humanos, apontou um grau de satisfação dos colaboradores de 84,07% e com tendência para crescer ainda mais. Na consulta anterior, em 2011, o índice registrado foi de 83%.

Para chegar a esse resultado, o RH da cooperativa aplicou um questionário com o propósito de mensurar o nível de satisfação das equipes e implementar melhorias para a obtenção de um bom clima de trabalho. A pesquisa foi dividida em 12 módulos, nos quais foram avaliados desde a alta liderança, comunicação, recursos para o trabalho e incentivos até a satisfação com o cargo e imagem da organização. Com margem de erro de 2,5% a consulta abrangeu uma amostra de 1,3 mil colaboradores e 250 cargos entre gestores, especialistas, administrativos e operacionais, os 14 municípios de atuação da cooperativa, as 33 unidades de recebimento, 13 lojas e os 9 supermercados.

“Uma equipe feliz, unida e que gosta do que faz alcança metas e resultados. Esse é o pensamento da direção da Cotrijal”, enfatizou o presidente Nei César Mânica. Segundo ele, buscar alternativas para um ambiente agradável de trabalho não é responsabilidade só do gestor, mas também de quem faz parte da equipe.

De acordo com o levantamento, 96% dos colaboradores disseram estar comprometidos com o sucesso da cooperativa; 86% estar satisfeitos com o cargo e 85% deles possuir a cooperação e o suporte necessários para exercer a função.

No caminho certo

Para Nei César Mânica, os resultados obtidos com a pesquisa são motivo de orgulho e enorme satisfação. “Saber que o comprometimento com o sucesso da Cotrijal é o item em maior evidência, mostra o quanto o colaborador está disposto a fazer o seu melhor para que a Cotrijal esteja entre as maiores e melhores empresas do agronegócio do país. Mostra que estamos no caminho certo na área de gestão de pessoas e isso nos estimula a investir ainda mais em uma equipe de colaboradores capacitados, treinados e satisfeitos com a cooperativa”, concluiu Mânica.

Consulta interna – Durante a pesquisa, o colaborador opinou de forma anônima e sigilosa com o uso de senhas de acesso e envelopes lacrados. A avaliação dos resultados foi feita pelo presidente com superintendentes junto com DHO/RH, e do presidente com gerentes de apoio, negócios e de unidades, com o objetivo de comemorar os resultados alcançados e também motivar gestores para encontrar formas de melhorar continuamente o ambiente de trabalho com suas equipes.

Histórico de resultados da satisfação dos colaboradores com a cooperativa:
2011 – 83%
2010 – 80,5%
2009 – 78%
2008 – 72%

Fonte: RH da Cotrijal

Compartilhe: