NÃO-ME-TOQUE – Odacir Klein será homenageado no troféu Semente de Ouro

Desde 2005, a Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, em parceria com a Prefeitura e Cotrijal, realizam durante a Expodireto Cotrijal, a entrega do troféu Semente de Ouro. A premiação tem como objetivo valorizar o trabalho de pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e consequentemente do agronegócio brasileiro.

Em 2016, o homenageado será o ex-ministro dos Transportes, ex-secretário da Agricultura, contabilista e advogado Odacir Klein. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (02), em reunião realizada na sala do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, com a presença da prefeita, Teodora Lütkemeyer e presidente da Câmara de Vereadores, Paula Samuel van Schaik.

De acordo com o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, a entrega do troféu Semente de Ouro será realizada no dia 07 de março, às 16 horas, no Auditório Central do Parque da Expodireto Cotrijal.

Troféu Semente de Ouro:

O Troféu Semente de Ouro foi instituído pela Lei Municipal nº 3.046, por solicitação da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque. Em onze edições, já foram homenageados: o presidente da Cotrijal Nei César Mânica – 2005; diretora da revista Plantio Direto Juliana Borges – 2006; governador (2003-2006), Germano Rigotto – 2007; Emater/Ascar-RS – 2008; ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues – 2009; governadora Yeda Crusius – 2010; senadora Ana Amélia Lemos – 2011 – ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra – 2012; empresário rural e comunicador Breno Pinheiro Prates – 2013; empresário e jornalista, vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sergio Pinto – 2014 e Stara – 2015.

Odacir Klein: é técnico em contabilidade e advogado. Foi prefeito e vereador em Getúlio Vargas (RS), deputado federal por quatro legislaturas, membro do Conselho da República, ministro dos Transportes, diretor do Banco do Brasil, presidente do Banrisul, secretário da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, por duas vezes, presidente da Federação das Cooperativas de Trigo e Soja do RS (Fecotrigo) e da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho). Atualmente exerce a presidência da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), é coordenador do Fórum Nacional do Milho, consultor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, do Mapa, sócio da Klein e Associados – consultoria e assessoria – e da Klein Advogados Associados, ambas com sede em Brasília.

Em 2009, Klein lançou o livro “Conversando com os netos”, no qual fala sobre o alcoolismo e sobre como superar essa doença. Em 2011 lançou o opúsculo “Se tenta ou se senta”.

Casou-se com Ilionir Londero e tiveram 5 filhos: Flávia (advogada e residente em Getúlio Vargas); Fúlvia, que mora em Brasília; Fernanda (também advogada, que reside em Porto Alegre); Fabrício, o qual mora em Porto Alegre e Felipe, que faleceu em abril de 2004.

Compartilhe: