Não Me Toque no Outubro Rosa

Outubro Rosa, evento que reforça a importância da prevenção do câncer de mama, está mobilizando ações de alerta e combate a doença com a realização de atividades pelo mundo todo.

A Secretaria Municipal da Saúde de Não Me, em outubro, através de lei municipal de autoria do vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa, intensificou suas atividades em relação a esse assunto, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Foram realizadas salas de espera, roda de conversas nos grupos de mulheres orientando como realizar o autoexame das mamas e também na coleta de citopatológico durante o mês e nos sábados, pela manhã, proporcionando acesso àquelas mulheres que trabalham.

Muitos não sabem, mas o câncer mais comum no mundo e mais frequente entre as mulheres, com uma estimativa de mais 1,15 milhão de novos casos e responsável por 411.093 mortes a cada ano, é o de mama.

Essa doença acomete as células da mama e a maioria está presente nos ductos mamários (tubos que transportam o leite até os mamilos). Os restantes dos cânceres de mama são aqueles que começam nas glândulas, chamados lóbulos mamários ou em algum tecido de sustentação da mama.

É importante lembrar que esse tipo de câncer também se manifesta em homens, mas numa escala bem menor. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada 100 casos, um é masculino.

A Secretaria da Saúde lembra que as mulheres devem estar sempre vigilantes e fazer mamografia anualmente, o autoexame das mamas mensalmente e em caso de detecção de qualquer anormalidade procurar urgentemente um profissional da saúde, pois 95% dos casos têm cura se forem diagnosticados e tratados com agilidade.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Não Me Toque)

Compartilhe: