NÃO-ME-TOQUE – Não-me-toquenses sofrem tentativa do golpe do falso sequestro

Postado em 20 fevereiro 2019 10:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Moradores de Não-Me-Toque estão recebendo ligações de números desconhecidos com a tentativa de aplicar o golpe do falso sequestro.

Segundo informações, na manhã desta terça feira (19), por volta das 12h uma idosa de 77 anos, moradora do bairro Santo Antônio, recebeu uma ligação de um número estranho e ao atender os criminosos tentaram aplicar o golpe colocando na linha uma suposta vítima que tentou se passar por filha da idosa. Sem saber do que se tratava um familiar da idosa percebeu a tentativa de aplicação do golpe e desligou a chamada.

Outros moradores também receberam ligações similares segundo relatos.

COMO GERALMENTE É APLICADO O GOLPE
Os golpistas ligam para a vítima dizendo que um membro da família foi sequestrado e que, se não for depositada uma quantia imediatamente, ele será ferido ou morto.

Após depositado, o dinheiro é sacado imediatamente.

DICAS PARA NÃO CAIR NO GOLPE
1 – Pare, pense e fique calmo
Diante da possibilidade de um familiar ter sofrido um acidente ou sequestro, a vítima deixa de tomar providências óbvias, como checar se a informação é verdadeira com a suposta vítima. Uma simples ligação resolveria o caso. Mesmo sob ameaça, desligue, finja que a ligação caiu e tente contato com quem pode ser o sequestrado ou outro familiar/amigo. Caso não consiga falar, acione a polícia.

2 – Não dê nome de parentes para os criminosos
O nervosismo faz com que a vítima, sem perceber, dê informações úteis para os bandidos. Ao ouvir o choro do “sequestrado”, ela acaba falando o nome de um parente. E isso é tudo que os criminosos queriam para pressioná-lo mais ainda. NUNCA revele nomes de familiares nestes casos.

3 – Desconfie de ligações longas
A maioria esmagadora dos primeiros contatos de sequestradores tem durações rápidas, pois temem ser rastreados pela polícia. Também não atenda ligações a cobrar. Caso a chamada seja de um número que não conheça, desligue.

4 – Oriente também os idosos
Pessoas idosas costumam ser mais vulneráveis à manipulação dos bandidos. Às vezes, uma simples ligação pode prolongar uma conversa com desconhecidos e dar munição para um futuro golpe.

5 – Sempre dê queixa na polícia
Mesmo que caia no golpe, procure a polícia para registrar o caso. Com informações sobre a origem da chamada e o número da conta ou local que foi entregue o valor pedido pelos bandidos as autoridades podem localizar os criminosos e evitar novas vítimas.

Rádio 90.9 FM

Postado em 20 fevereiro 2019 10:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop