Reuniões técnicas da Cotrijal reforçam necessidade do monitoramento constante
Foi com preocupação que o produtor, e associado da Cotrijal, Flávio Rizardi participou, na segunda-feira (06/01), de uma reunião técnica sobre o Programa Monitora. A atividade foi desenvolvida em Colorado e reuniu um bom grupo de pessoas que acompanharam as explicações sobre o combate à praga Helicoverpa armigera.
Rizardi, que cultiva soja em 80 hectares, fez uma aplicação de inseticidas até o momento e embora esteja preocupado com o ataque da praga na região está satisfeito com a orientação que tem recebido da cooperativa. “Com visitas técnicas constantes e muita informação, que recebemos através do Departamento Técnico da Cotrijal, conseguimos realizar um trabalho eficiente. Sabemos que um bom manejo gera um custo elevado, mas precisamos proteger o potencial produtivo de nossas lavouras”, disse o agricultor, que também reforçou a necessidade de um monitoramento constante. “Temos que ficar atentos”, concluiu.
Essas reuniões técnicas são promovidas pela Cotrijal e fazem parte das ações do Programa Monitora. No final do mês de dezembro os associados de Nicolau Vergueiro também participaram de um encontro e receberam informações sobre as pragas que estão presentes nas lavouras da região.
Segundo o Departamento Técnico da Cotrijal, algumas lavouras de soja já estão na floração e em breve no fechamento das entrelinhas, o que remeterá à necessidade de maior atenção. “Devemos continuar com o monitoramento constante e atentos não apenas às lagartas adultas, mas a oviposição”, diz Sílvio Biasuz, gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, que também reforça a importância da presença das armadilhas e a necessidade de uma aplicação de qualidade. “Já contamos com 60 armadilhas em toda a área de ação da cooperativa, ou seja, estamos trabalhando com atenção para diminuir o impacto dessa praga na soja. E temos que ser eficientes nas nossas aplicações, tanto de inseticidas quanto de fungicidas, para tentar manter o potencial produtivo da lavoura”, conclui.
O que é o programa:
O Monitora, que tem como slogan “Sua lavoura sob controle”, objetiva prover informações técnicas, monitoramento e recomendações para os produtores assistidos pela Cotrijal, sobre pragas de difícil controle, entre elas, a Helicoverpa armigera. Através dele, a cooperativa fornece aos seus associados um serviço diferenciado e de alto valor agregado, oportuno para a tomada de decisão relacionada ao manejo e controle dessa lagarta e das demais pragas que representam risco de dano.
As informações geradas através do programa são levadas ao produtor através de vários meios. Além do contato direto dos técnicos da cooperativa com o produtor, a comunicação se dá através do Jornal da Cotrijal, dos programas de rádio que a cooperativa mantém em duas emissoras da região, do site da cooperativa e de um programa de TV.
(Assessoria de Comunicação – Cotrijal)