NÃO-ME-TOQUE – Líder mirim da Cotrijal assume cooperativa escolar no município

Postado em 04 junho 2019 06:15 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Determinação de gente grande, contas em dia e gosto por inovar. Alunos da EMEF Carlos Gomes, de Bom Sucesso, interior de Não-Me-Toque, vêm dando exemplo de cidadania e disciplina através de cooperativa escolar. Com 24 sócios, sobra parceria na Cooperabom na hora de fabricar o tradicional “cri-cri” de laranja e de amendoim, chaveiros e enfeites para cuias de chimarrão, com material reciclável. Uma iniciativa vinculada ao Programa A União Faz a Vida, gerida pelo Sicredi e apoio da Cotrijal, com reflexos positivos no boletim escolar, comportamento e na vida dos futuros empreendedores.

Empolgados com os resultados do trabalho, iniciado em 2017, alunos vivenciaram mais um momento especial na última quarta-feira, 29, no salão da comunidade, ao lado da escola. A assembleia geral, nos moldes dos grandes pleitos promovidos pela Cotrijal, foi marcada pela desenvoltura dos alunos e elegeu nova gestão. Na Cooperabom é a própria gurizada que organiza assembleias, elabora estatutos, faz atas e controla o livro caixa.

Filho de agricultores associados da Cotrijal e sócio-fundador da cooperativa, João Antônio Guadagnin, 14 anos, foi eleito presidente no lugar da estudante do 9º ano Vanessa dos Santos Loeblein, 14, que assume a função de secretária. “Obrigado pela confiança! Estou muito feliz. Vou me empenhar para que a cooperativa seja ainda mais conhecida e reconhecida”, agradeceu João, sob olhar atento da mãe Roseli, que preside Conselho de Pais e Mestres (CPM).

O adolescente é líder mirim da Cotrijal por Posse São Miguel e chama a atenção pela determinação. Em uma das visitas à Sede da Cotrijal, com grupo de líderes, João inclusive manifestou o desejo de sentar na cadeira do presidente. “Agora, na gestão da Cooperabom e, no futuro, quem sabe da Cotrijal”, brincou.

“Uma experiência incrível! A gente aprende a trabalhar em equipe e fica até mais criativa”, ressaltou Vanessa ao deixar cargo.

Ações – Na última gestão, além de encontros de formação, a Cooperabom marcou presença em evento do Dia C de Cooperar, durante a Expodireto Cotrijal, em março, e patrocinou uniformes escolares. A produção dos alunos também foi destaque na casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS na feira deste ano. “Não sobrou nada”, informou a aluna.

Digno de aplausos
Um dinamismo e performance que orgulha não só colegas, associados, mas também professores, pais e quem acredita no projeto. O gerente da Unidade de Negócios da Cotrijal de Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen, prestigiou assembleia e saiu feliz com o que viu. “Faz bem ver os alunos empenhados em fortalecer os princípios da cooperação e com iniciativa. Certamente terão sucesso, inclusive, dentro da Cotrijal”, afirmou.

“Contem com o Sicredi. Também está em nossos propósitos desenvolver comunidades mais cooperativas”, declarou o gerente da agência Não-Me-Toque Centro do Sicredi, Tiago Augusto Bandeira.

A diretora Carla Van Riel é uma entusiasta da Cooperabom. Para ela, a cooperativa escolar contribui para o protagonismo dos alunos. “Vai muito além do produzir e vender. Reforça valores para a vida”, destacou. Atualmente a cooperativa é coordenada pela professora de Ensino Religioso e Espanhol, Simone Schwade.

Prestígio – A assembleia reuniu ainda associados da cooperativa e integrantes da comunidade escolar – professores e membros do CPM. A secretária municipal de Educação, Eli Terezinha Xavier Donatti também marcou presença. Na região da Sicredi Cooperação RS/SC, o Programa A União Faz a Vida tem ainda a parceria das Secretarias de Educação Municipais.

Metas bem definidas
Com plano de ação bem definido, a nova diretoria quer promover oficinas de produção e de aprendizagem, ação para o Dia C de Cooperar e participar de intercâmbios com outras cooperativas escolares e de eventos estaduais.

Nova gestão – Também compõe a nova diretoria, os alunos Maria Paula Gobbi (vice-presidente e líder mirim da Cotrijal por São Roque/Flamengo); Felipe Guilherme Benz (1º tesoureiro); Larissa da Silva (2º tesoureiro); Diandra Corina Schwalbert (diretora de Comercialização); Tuani de Souza de Paz (diretora de Produção); Stéfani Luana Rambo e Samara da Silva (diretoria de Divulgação).

Fonte: Jornalista Elisete Tonetto / Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Postado em 04 junho 2019 06:15 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop