Ensaio feito pela Associação Rede de Metrologia e Ensaios do Rio Grande do Sul atestou que o Laboratório de Sementes da Cotrijal está de acordo com os padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De 58 laboratórios avaliados em todo o país, o da Cotrijal ficou entre os 12 que apresentaram conformidade em todos os itens avaliados através do Programa de Comparação Interlaboratorial em Sementes – Matriz Soja.
O certificado foi emitido no dia 5 de fevereiro de 2013 pela Associação, contratada do Mapa para fazer realizar os ensaios. Todos os laboratórios participantes receberam uma amosta de semente para analisar e com base nesses resultados a Associação manifestou seu parecer.
A analista de sementes Rosemery Carleti explica que os ensaios são muito rigorosos, o que se comprova pelo pequeno número de laboratórios que conseguiram atingir a conformidade em todos os parâmetros. “Embora tenhamos sempre todo o cuidado com a qualidade do nosso trabalho, porque sabemos que isso vai refletir a campo, é bom ter a aprovação do Ministério da Agricultura”, afirma, explicando que o Ensaio Interlaboratorial afere não apenas o trabalho dos profissionais, mas também os materiais e equipamentos usados.
A preocupação da Cotrijal com a qualidade da semente que disponibiliza ao seu associado vem de longa data. O Laboratório de Sementes foi inaugurado há 42 anos, em 1971. De lá para cá, muitos profissionais passaram pelo setor, mas a preocupação sempre foi a mesma: garantir que o associado tenha uma semente adequada às suas necessidades, com bom potencial fisiológico.
Segundo Volmir Bueno da Silva, que também trabalha no laboratório como analista de sementes, toda a semente produzida pela Cotrijal passa por análise. E no caso do trigo, o laboratório também já participou do ensaio e apresentou conformidade em todos os parâmetros exigidos.
(Assessoria de Imprensa – Cotrijal)