NÃO-ME-TOQUE – IMAMA promove capacitação a voluntárias

Na terça-feira (28), deu-se início no CREAS a capacitação promovida pelo IMAMA para os profissionais da área da saúde, assistência social e voluntárias no combate ao câncer de mama. Estiveram participando da abertura da capacitação a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Secretário de Saúde Marco Costa e a Secretária Adjunta de Saúde Amélia Sebastiani.

A capacitação é ministrada por Rita de Cássia da Cunha, supervisora dos projetos do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), que parabenizou o Município pelas ações não somente durante o Outubro Rosa, mas durante o ano. “Não-Me-Toque já se tornou uma referência no Estado no combate e prevenção do Câncer de Mama pelas suas ações e empenho tanto da Secretaria de Saúde como pelas voluntárias”.

Realizada com o objetivo de preparar e qualificar os profissionais de Não-Me-Toque e as voluntárias para atender os casos de o câncer de mama no município, a capacitação é voltada para que ações sejam feitas durante o ano todo nos bairros, para conscientizar as mulheres da importância do autoexame e dos cuidados em relação ao diagnóstico da doença em seu início. O IMAMA realiza ações durante o ano todo e auxilia as pacientes com o câncer diagnosticado, fazendo a doação de perucas, assistência psicológica, fisioterapia, assessoria jurídica, realiza visitas em hospitais e trabalha projetos como o IMAMA na Escola.

“O Rio Grande do Sul tem atualizado seus dados e é o Estado com o maior número de casos de morte por câncer de mama no país, mas com diagnóstico precoce há 95% de chances de cura. Como Administração nossa preocupação é o bem estar de nossos munícipes e estas ações e parceria com o IMAMA vem ao encontro desta necessidade. Queremos agradecer a todas as voluntárias e nossos profissionais da área de saúde que se empenham nessa luta contra o câncer”, destaca a Prefeita Teodora Lütkemeyer.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não Me Toque)

Compartilhe: