NÃO-ME-TOQUE – Hospital Notre Dame Júlia Billiart atua de acordo com o Protocolo de Manchester, você conhece?

Postado em 25 junho 2015 16:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Atualmente, os serviços médico-hospitalares tem ganhado expansão em virtude da grande demanda da população. O resultado disso é a enorme quantidade de pessoas a espera de atendimento.

Foi pensando em otimizar esse processo, que desde de fevereiro do presente ano, o Hospital Notre Dame Júlia Billiart vem atuando de acordo com o Protocolo de Manchester. O novo método de classificação é aplicado dentro do Programa Estadual Portas Abertas em Urgência e Emergência. O mesmo classifica os doentes por cores. Esta classificação baseada em sintomas representa a gravidade do quadro clínico e o tempo de espera para cada paciente.

O Protocolo de Manchester recebeu este nome por ter sido aplicado pela primeira vez na cidade de Manchester, em 1997. No Brasil, foi utilizado pela primeira vez em 2008, no Estado de Minas Gerais, como estratégia para reduzir a superlotação nas portas dos prontos-socorros e hospitais. Hoje, ele é acreditado pelo Ministério da Saúde, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Médicos e é entendido como uma evolução no atendimento aos quem recorrem a um Serviço de Urgência.

A implantação do Protocolo de Manchester permite que os atendimentos sejam realizados com mais eficiência, já que, em se tratando de saúde, tempo pode representar a diferença entre salvar ou perder uma vida. Com a implantação do protocolo os pacientes também são beneficiados, pois submetidos a esta metodologia de classificação de risco, terão como segurança um atendimento adequado, e além, de uma previsão média do tempo que levará para obter atendimento, diminuindo a expectativa.

Como funciona o Protocolo de Manchester no Hospital Notre Dame Júlia Billiart.

Ao dar entrada no serviço de urgência da instituição, após a realização de seu cadastro, o paciente será avaliado por uma enfermeira, que faz a verificação dos sintomas como queixas, sinais vitais, níveis de oxigenioterapia, escala de dor, febre, patologias prévias entre outros. Após o procedimento, o paciente recebe uma tarja, está classificada por cores, sendo: AZUL – Não Urgente que pode aguardar atendimento até 4 horas, VERDE – pouco urgente que pode aguardar atendimento até 2 horas, AMARELO – urgência com atendimento em até 30 minutos e VERMELHO – emergência com atendimento imediato. Finalizada a classificação, o paciente segue para o atendimento médico ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester.

(Patrícia Lawall – Assessoria de Comunicação Hospital Notre Dame Júlia Billiart)

Postado em 25 junho 2015 16:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop