NÃO-ME-TOQUE – Grupos de terceira Idade participam de palestra sobre Sexualidade na Terceira Idade

Nesta quinta-feira (06), a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde realizou no CRAS- Centro de Referência em Assistência Social uma palestra educativa sobre “Sexualidade, Doenças Transmissíveis e Estresse para idosos”, ministrada pela Dra. Geriátrica Maria Cristina Berleze e a Assistente Social da Secretaria Estadual de Educação, Priscila Lunardeli. O evento contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Clereci Schenkel; Coordenadora do CRAS, Silvia Nemecek Loos e da Coordenadora da Terceira Idade, Vanize Fritzen.

O objetivo foi orientar aos idosos sobre esses temas que fazem parte de seu cotidiano. Uma das explanações enfatizadas pela Dra. Maria foi a respeito dos estereótipos ou tabus que negam aos idosos a possibilidade de satisfazerem abertamente suas necessidades.

Além de formas de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, outro tópico abordado foi o estresse, que muitas pessoas confundem com depressão. É necessário que o idoso procure uma orientação profissional para reconhecer a diferença entre o medo, nervosismo e ansiedade com a depressão, que são situações diferentes. Os participantes aproveitaram para fazer perguntas e expor experiências. Mais de 50 pessoas estiveram presentes.

“Avaliamos este evento como positivo, pois muitos idosos tem a vida sexual ativa e acreditam não precisar se prevenir. Este trabalho demonstrou números de idosos com doenças sexualmente transmissíveis, esclareceu dúvidas e ajudou a despertar a consciência sobre a prevenção sempre, indiferente da idade”, destacou a Secretária Municipal de Assistência Social, Clereci Schenkel.

(Charles Morais – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não Me Toque)

Compartilhe: