NÃO-ME-TOQUE – Grupo da Cotrijal faz visita técnica à Argentina

Um grupo de produtores e colaboradores da Cotrijal está na Argentina, desde a segunda-feira (24) onde participa até o sábado (29) de viagem técnica, em parceria com a DuPont. A intenção é conhecer o sistema de produção e comercialização do trigo e cevada, na Província de Buenos Aires, principal região produtora de cereais de inverno da Argentina.

Nesta quarta (26), além de palestra técnica com consultor local, a comitiva brasileira visitou a Sementeira Limagrain, em Mar Del Prata, empresa que trabalha com melhoramento genético de grãos. Na terça (25), o grupo conheceu a Estação do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), em Balcarce, uma espécie de Embrapa da Argentina. No local, eles foram recebidos pelos pesquisadores Pablo Abbate e Ana Pontaroli que explicaram como o trigo está inserido na região, bem como características de solo e clima e tipos de manejo.

“Uma viagem muito produtiva. Os nossos produtores são muito eficientes, investem mais em tecnologia, enquanto que os argentinos têm o clima a seu favor”, destaca o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, que acompanha o grupo. Ele ressaltou ainda a importância desse tipo de atividade para associados e técnicos da cooperativa.

Além das condições de clima favoráveis às culturas, em especial do trigo, as diferenças entre as variedades argentinas e brasileiras do cereal também chamam a atenção dos técnicos e produtores que integram o grupo. “As visitas e informações sobre as lavouras de trigo argentinas até agora foram muito importantes”, opina o produtor Heitor Palharini, de São Roque, interior de Não-Me-Toque.

Segundo o engenheiro agrônomo e representante comercial da DuPont, Heleno Maziero, na região visitada, a maioria das áreas plantadas são arrendadas e parte da produção é retida pelo governo (em torno de 34%), uma espécie de imposto. “Como a margem é mais apertada, os produtores argentinos são mais cautelosos na hora de planejar a próxima safra”, observa Maziero.

AGENDA – Nesta quinta (27), o grupo participa de Dia de Campo de culturas da região, promovido pela UPA Aapresid, em Mar del Prata.

(Assessoria de Comunicação da Cotrijal)

Compartilhe: