NÃO-ME-TOQUE – Final etapa ensino fundamental do Concurso Municipal de Oratória

Postado em 05 novembro 2015 07:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na noite desta terça-feira (03), aconteceu no auditório do Instituto Girassol a final da etapa Ensino Fundamental do Concurso Municipal de Oratória, que iniciou suas atividades em abril desde ano, envolvendo mais de 800 estudantes de 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das escolas municipais, estaduais e privadas do município.

O Concurso é um projeto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em parceria com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, viabilizado por recursos financeiros destinados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Para dar início as atividades, os alunos tiveram uma palestra sobre o tema: “Por que Sonhar?” e foram instigados a desenvolver uma pesquisa sobre a importância de se ter sonhos e metas. Com isto, auxiliados por seus professores escreveram uma redação abordando o tema.

Em seguida os alunos receberam uma capacitação de oratória aprendendo assim a transformar suas redações em discurso. Após, disputaram as semifinais nas escolas, sendo que foram classificados 09 finalistas de todo o ensino fundamental (um por escola), bem como duas redações destaques.

Os finalistas receberam mais um curso intensivo de oratória e nesta terça-feira (03) disputaram a final do concurso, que além de todo o aprendizado teve premiações: vencedor do concurso – troféu e um notebook; segundo colocado – troféu e 1 celular e terceiro colocado – troféu e 1 celular.

Disputam a final os seguintes alunos: Alice Fossatti, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes; Ana Caroline de Moraes Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes; Bruna Constantino Supptitz, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso; Caroline Zamarchi Diefenthaler, do Instituto Educacional Girassol; Gláucia Ribeiro Welker, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber; Janaíne Gabriéli da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Vieira da Cunha; Lairili Eduarda Beffart, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio; Leonardo Cologneze Dias, da Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro e Poliana Indianara da Luz, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano.

A vencedora do concurso deste ano foi a aluna Ana Caroline de Moraes Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes. Em segundo lugar ficou o aluno Leonardo Cologneze Dias, da Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro e terceiro lugar a aluna Caroline Zamarchi Diefenthaler, do Instituto Educacional Girassol.
“Queremos ressaltar que este projeto traz um aprendizado para a vida de cada aluno participante é com muito orgulho que estamos executando o Concurso pelo segundo ano consecutivo. De forma especial, agradecemos aos professores e todos os envolvidos. É de projetos assim que nossos jovens precisam”, comentou Griselda Blau, Secretária de Educação, Cultura e Desporto.

Durante a somatória das notas e aguardo do resultado final, foi realizado apresentações de poesias de Pedro Bandeira, declamadas por alunos dos 5º Anos das Escolas da Rede Municipal de Ensino, participantes do Projeto “Poesia todo dia? Todo dia poesia! ”.

“Ficamos admirados com o empenho dos alunos, que se dedicaram ao máximo e transpareceram um desempenho notável em suas apresentações. Agradecemos a participação de todos e o trabalho da equipe de coordenação do projeto e professores. O Concurso de Oratória foi novamente um sucesso e este resultado nos faz querer dar continuidade no projeto”, comentou a Prefeita Teodora.

Foram responsáveis pela avaliação dos alunos na etapa final:
– Quesito APRESENTAÇÃO: Maria Loraci de Arruda Estery (Professora de Língua Portuguesa) e Luís Rubin (Professor Aposentado);
– Quesito CONTEÚDO: Helaine Gnoatto Zart (Jornalista e Diretora do Jornal A Folha) e Cleudes Schenato (Professora de Língua Portuguesa);
– Quesito VOZ: Júlio Riczaneck (Jornalista e Diretor da Rádio Ceres) e Flávio Getúlio Neis (Radialista).
– Cronometrista: Professora Larissa Bender, Coordenadora Pedagógica da SMECD.
Prestigiaram o evento: Prefeita Municipal Teodora Berta Souilljje Lütkemeyer; Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Maria Scholze Blau; Coordenadores do Projeto: Charles Morais, Clenice Margarete Berres Berghahn e Jociéli Nienov; Presidente do COMDICA, Luciane Kissmann; Diretores das Escolas municipais, estaduais e privadas do município; secretários municipais; professores orientadores do projeto; familiares dos alunos finalistas; convidados e comunidade.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não Me Toque)

Postado em 05 novembro 2015 07:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop