NÃO-ME-TOQUE – Festejos Farroupilha

Tradicionalistas vão homenagear Seu Sinhô

A programação dos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque vai abrir no dia 12 de setembro com a Cavalgada da Chama Crioula e encerrar no dia 21, domingo, com o desfile temático que neste ano terá a participação do CTG Galpão Amigo, empresas e grupos visitantes. O evento é organizado pelo CTG, Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto e pela Brigada Militar.
Na abertura, os tradicionalistas acenderão a chama do homenageado, Osvaldo Ribeiro de Quadros, Seu Sinhô, que foi um dos fundadores do Galpão Amigo e morreu no ano de 2010, tendo deixado grande legado cultural dos usos e costumes do gaúcho, além de documentos que comprovam a origem do nome de Não-Me-Toque.  A solenidade ocorre às 17, no Cemitério Católico e segue até a sede do CTG levada pelos cavalarianos que todos os anos se fazem presente em grande número.

A solenidade de abertura oficial ocorre na sede do Galpão Amigo, com a união das centelhas do fogo simbólico da pátria, da chama crioula do estado e da chama do homenageado, com pronunciamentos.

Na sequência ocorre a posse dos Peões de Mapa de Prendas de Faixa, escolhidos após o concurso realizado nesta semana, dia 4.

Neste mesmo dia 12, às 19h, o público é convidado para participar do Culto Crioulo que será celebrado pelos pastores Fábio Staggemaier (IECLB), Alex Ziemann (IELB) e pelo frei Laerte Reis (Igreja Católica), com participação especial do grupo musical Sete Mais e dos alunos de Violão da Escola Sinodal Sete de Setembro.

Os Festejos Farroupilhas prosseguem com intensa programação que conta com o café de chaleira no galpão da praça, jantares típicos – vaca atolada dia 13, costelão dia 16 e matambre no dia 19 – culminando com o desfile, churrasco e atividades campeiras no domingo, dia 21.

(Jornal A Folha)

Compartilhe: