NÃO-ME-TOQUE – Expodireto Cotrijal sediará evento sobre solo e água

A Cotrijal sediou, nesta terça-feira (22), reunião que tinha por finalidade discutir a criação do Fórum Estadual de Solo e Água, evento que passará a ser realizado anualmente durante a Expodireto Cotrijal, em março, em Não-Me-Toque. Na feira de 2016, ficou acertado que o fórum ocorrerá na tarde do dia 8, no Auditório Central. A Cotrijal é apoiadora do evento e foi representada na reunião pelo superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima.

“É um tema que interessa a cooperativa e nada melhor do que aproveitar a visibilidade da Expodireto para conscientizar produtores e técnicos para o uso racional dos recursos e a adoção de práticas de adequação ambiental”, destacou Lima.

Segundo o assistente técnico estadual em Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Edemar Valdir Streck, o fórum servirá para mobilizar e sensibilizar as lideranças de entidades públicas e privadas para que participem de programa de conservação do solo e da água da Secretaria da Agricultura, que busca amenizar os problemas de erosão e degradação do solo e de contaminação das águas no Estado. O programa, lançado em dezembro, será executado em 12 regiões do Estado em parceria com a Emater.

“Até pouco tempo, acreditava-se que o plantio direto havia resolvido o problema de erosão no Rio Grande do Sul. Com as chuvas intensas, a erosão ficou em evidência novamente. A ideia é construir ações regionais envolvendo as entidades. E o evento será uma excelente oportunidade para isso”, explicou Streck.

Também participaram da reunião na Cotrijal representantes da CCGL, Secretaria de Agricultura e Pecuária, Embrapa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul/campus Ibirubá, Unicruz e Unijuí.

(Assessoria de Imprensa Cotrijal)

Compartilhe: