NÃO-ME-TOQUE – Emoção e interação marcam o último encontro das mulheres ‘Conhecendo a Cooperativa’

A ânsia por conhecimento não foi diferente dos outros três encontros, em que as associadas que integram o Comitê de Mulheres da Cotrijal se reuniram durante o projeto Conhecendo a Cooperativa. Na quarta-feira (16), na Associação dos Funcionários da Cotrijal em Não-Me-Toque, ocorreu o quarto e último encontro do Projeto, desta vez com explanações das unidades Administrativo-Financeira e Varejo.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, avaliou positivamente os quatro módulos onde direção, superintendentes e gerentes da cooperativa passaram informações sobre o trabalho de cada área: Diretoria; Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO); Desenvolvimento Cooperativista (Decoop); Produção Agropecuária; Comercial; Operações; Administrativo-Financeira; e Varejo.

Ele destacou a importância da mulher dentro do cooperativismo, na comunidade e na família. “Estas mulheres são líderes, exemplos, integradas à cooperativa, levando o bem comum a todo quadro social”. O presidente informou que esta foi uma etapa de conhecimento interno, mas está sendo projetada para 2017 uma programação onde elas vão ter atuação nas comunidades e em eventos da cooperativa. “Assim conseguiremos com que a grande maioria das mulheres do quadro social se integrem a este projeto e a esta caminhada”.

O vice-presidente, Enio Schroeder, lembrou do pioneirismo da Cotrijal em mais este projeto. “Acreditamos que este pode ser um projeto piloto, que, no futuro, pode ser aplicado para os nossos conselheiros, líderes e quadro social, para que entendam cada vez mais o funcionamento da cooperativa. A Cotrijal é a primeira cooperativa do Brasil a constituir um Comitê de Mulheres e este trabalho inédito faz com que as mulheres estejam muito bem preparadas para constribuir com a nossa cooperativa”.

Representando a unidade Administrativo-Financeira, quem fez a explanação foi o superintendente Marcelo Ivan Schwalbert, o gerente Financeiro, Luciano Loesch, a coordenadora de Crédito, Nilce Noeli Nickhorn Erig, o gerente de Controladoria, João Carlos Algayer, o contador Luiz Carlos Talamini, o coordenador de Departamento Pessoal, César Alberton, o advogado Rodrigo Perin Raber, o gerente de TI, Ari Heck, o coordenador de Desenvolvimento TI, Quirino D’Agostin, e o coordenador de Infraestrutura TI, Alberto Antônio Cé. Já a unidade de Varejo esteve representada pelo superintendente, Valcir Zanchett, e pelo gerente de Lojas, Jair Arnoldo Heller.

O superintendente Administrativo-Financeiro pontuou que em um mundo tão desafiador, é necessário que a cooperativa tenha cada vez mais canais de comunicação com o quadro social. “O Comitê de Mulheres vai contribuir muito nesta relação”.

O superintendente de Varejo, além de explanar dados e números do setor, realizou uma conversa motivacional sobre liderança. “O intuito é que elas estejam bem preparadas para representar a Cotrijal diante dos clientes e associados. Tenho certeza que elas irão transmitir as mensagens que adquiriram aqui para um grande número de pessoas”.

A gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Leila Mertins, organizadora do projeto, apontou que nas próximas etapas, com a bagagem de conhecimento adquirida, o grupo irá se reunir para definir linhas de ação para o Comitê de Mulheres.

(Assessoria de Imprensa Cotrijal)

Compartilhe: