NÃO-ME-TOQUE – EMEF Carlos Gomes desenvolve projeto Horta e Jardim

A EMEF Carlos Gomes vem nesse segundo semestre desenvolvendo com as turmas do 8º e 9º ano o Projeto Horta e Jardim através do programa União Faz a Vida, visando a sustentabilidade do Meio Ambiente.  O mesmo nasceu da necessidade de tornar o ambiente escolar mais completo, saudável, bonito e agradável.

Neste projeto, os alunos atuam como co-responsáveis pela seleção das espécies a serem cultivadas, pela obtenção de mudas e sementes e pela semeadura, plantio e cuidado com a horta e jardim, análise da terra e adubo

a serem utilizados.  Os professores atuam auxiliando e orientando os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e jardim. Também elaboram estratégias para tratar dos conteúdos das diferentes áreas no contexto deste projeto. As famílias também estão envolvidas nesse projeto, pois colaboram com as tarefas, cedendo muitas vezes materiais.

Com a parceira EMATER os alunos receberam toda a orientação necessária, primeiramente com palestra e após com todo o processo de preparo do espaço,limpeza e depois com o preparo da terra com encanterador fazendo os canteiros. Nesta tarefa a escola conta com a parceria do Lar do Idoso que cedeu o encanterador e o motorista, e a Administração Municipal que cedeu a máquina.

“Com estes parceiros e com a colaboração dos alunos foi possível fazer nessa semana a semeadura das hortaliças, temperos e condimentos que serão cultivados na horta. Os alunos estão motivados com essa atividade, gostam e estão empenhados nessa tarefa que exige deles um comprometimento, desenvolvendo assim a cooperação e o trabalho em equipe”, destacou a equipe diretiva da escola.

(Charles Morais – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não Me Toque)

Compartilhe: