Não-Me-Toque é referência em cidade digital no Alto Jacuí

Iniciativas e investimentos em tecnologia serão temas do I Fórum de Cidades Digitais da região, evento que está com inscrições abertas e gratuitas para gestores

Localizada a 280 km de Porto Alegre e a 21km de Tapera, cidade sede do I Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí, que irá acontecer no dia 17 de março, Não-Me-Toque, localizado no interior gaúcho, é um dos municípios que investem em tecnologia para aprimorar a gestão e fomentar a inclusão digital.

Com um anel de fibra óptica de 11 quilômetros, que interliga 18 órgãos públicos municipais, postos de saúde e escolas, a Cidade Digital proporcionará uma ampliação na rede, reduzindo os custos e racionalizando dos recursos, além de ampliar a transparência das contas públicas através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O município conta também com três pontos de acesso gratuito à internet. Com acesso livre e sem necessidade de cadastro prévio, para utiliza-los basta buscar a rede “Não-Me-Toque_Digital” e se conectar a estes pontos que estão localizados na Praça Municipal, Distrito Industrial e no Ginásio Municipal Breno Kirinus. “Podemos dizer que 90% dos pontos públicos da cidade possuem o sinal gratuito,mas nestes três basta que o morador ligue seu smartphone, tablet ou notebook que o sinal funciona de forma instantânea”, contou o coordenador de Informática, Gian Heller.

O projeto de Cidade Digital custou R$567 mil e foi inaugurado pelo Ministério das Comunicações em maio de 2015, infraestrutura que possibilitará a implantação de uma série de iniciativas que visam melhorar os serviços públicos e a comunicação com os cidadãos.

Além do sinal de internet gratuito, o município conta também, conforme levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), com oito câmeras de segurança online que são monitoradas pela Brigada Militar, serviços de governo eletrônico em seu portal, além dos prédios públicos interligados.

Cidades Digitais – O I Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí será realizado no dia 17 de março em Tapera pela Prefeitura Municipal em parceria com a Rede Cidade Digital. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas através do link http://forum.redecidadedigital.com.br/. O evento tem o apoio de entidades como a COMAJA e AMAJA e propõe apresentar iniciativas e soluções que permitam o desenvolvimento dos municípios da região através de investimentos nas TICs.

(Assessoria de Imprensa Rede Cidade Digital)

Compartilhe: