NÃO-ME-TOQUE – Dirigentes cooperativistas discutem oportunidades a partir da inovação

Postado em 22 outubro 2019 06:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A rapidez das mudanças no mercado, fruto do avanço tecnológico, foi foco de debate pelos dirigentes cooperativistas do Rio Grande do Sul nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18/10, em Porto Alegre. Organizado pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o 6º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop) reuniu mais de 250 pessoas. A Cotrijal foi representada pela direção e parte da equipe de superintendentes.

Preparar-se para as transformações culturais e de consumo é, na avaliação do presidente da Cotrijal, Nei César Manica, estratégico para manter o sistema cooperativo fortalecido. “A intercooperação é um dos caminhos para fazer frente aos novos desafios gerados”, opinou.

A Cotrijal esteve representada também pelo vice-presidente, Enio Schroeder; e pelos superintendentes Comercial, Jairo Marcos Kohlrausch; Administrativo-Financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert; e de Varejo, Valcir Zanchett.

Cooperativismo tem muitas oportunidades

O economista Ricardo Amorim, no primeiro dia de debates, mostrou aos dirigentes cooperativistas um panorama sobre a economia mundial e brasileira na atualidade, contexto político e a importância de movimentos relacionados à inovação neste momento. “Estamos vivendo a fase de maior oportunidades dos últimos tempos. Estamos no lugar certo e na hora certa. Ou nos adaptamos, ou as tecnologias vão nos atropelar”, afirmou.

Ele também comentou sobre as oportunidades do cooperativismo nesse atual contexto. “O cooperativismo tem as oportunidades na mão. Mas para isso acontecer, temos que fazer a coisa certa na hora certa. O que vocês, cooperativistas, vão fazer de diferente saindo daqui para que as cooperativas de vocês tenham um ecossistema mais forte de apoio, saúde financeira mais firme, uma equipe mais forte e mais coesa, para que o produto e serviço de vocês seja melhor? Para quem fizer isso, no Brasil, nos próximos anos, as oportunidades são gigantes. Se não fizer, o fato de a economia ajudar, não vai adiantar. Ela só vai ajudar quem fizer acontecer. Façam acontecer”, finalizou.

É preciso investir nas pessoas

O evento encerrou com a palestra do administrador Max Gehringer sobre gerenciamento de mudanças. Gehringer trouxe a mensagem de que as cooperativas precisam investir em gestão de pessoas e que essas devem perseguir seus sonhos, mas também ter um “plano B”. “Precisamos trazer o protagonismo para as pessoas da instituição, treinar pessoas para trabalhar com pessoas. Vale a pena pagar para pessoas criarem. Elas não vão acertar de primeira, mas, mesmo assim, vale a pena”, destacou.

Texto: Assessoria de Imprensa da Cotrijal, com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS
Cred/Foto: Leonardo Machado – Sistema Ocergs-Sescoop/RS

Postado em 22 outubro 2019 06:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop