NÃO-ME-TOQUE – Direção da Cotrijal prestigia festa do centenário do Coral Carlos Gomes

O Coral Carlos Gomes, de Victor Graeff, comemorou seu centenário com grande festa neste domingo (30). Marcada pela emoção, alegria e, claro, por muita música, a comemoração reuniu integrantes atuais e antigos do coral e seus familiares, além de autoridades de vários municípios da região e corais convidados. A Cotrijal foi representada pelo presidente Nei César Mânica, pelo vice-presidente Enio Schroeder e pelo gerente da unidade de Victor Graeff, José Fernando Kayser.

A programação foi repleta de surpresas. Primeiro, todos se reuniram para a missa na Igreja Católica, que teve a participação do Coral Carlos Gomes na apresentação dos cantos. Depois, também na igreja, o coral anfitrião e seis convidados encantaram os presentes com seu repertório de músicas sacras e populares: Coral Sempre Unidos, de Vila Rica-Chapada; Coral União, de Linha Jacuí-Victor Graeff; Coral Sempre Alegre, de Santo Antônio do Planalto; Coral 20 de Outubro, de São José da Glória-Victor Graeff; Coral da Terceira Idade Exemplo de Vida, de Victor Graeff; e Coral Municipal Infanto-Juvenil, de Victor Graeff. E quem chegava ao local era recepcionado também com música por integrantes da Banda Municipal de Victor Graeff.

Ao encerrarem as apresentações, o coral e os convidados seguiram até o pavilhão da Comunidade Católica, guiados pela Banda Choppão. E, depois do almoço, a tarde foi de homenagens. Representada pelo maestro Elói Edmundo Franz, que durante 30 anos atuou como regente do coral, a Confederação Alemã de Coros (Deutscher Chorverband) enviou um diploma em homenagem ao centenário. Também foram homenageados pela confederação os coralistas com 25, 50 e 60 anos de atuação no coral. Emocionada, Brandina Simões Fischer recebeu um broche e diploma da confederação. “É um momento realmente emocionante. Fico feliz de estar presente”, agradeceu.

Também foram homenageados com broche e diploma, por completarem 50 anos de participação no coral: Dalila Beffart, Noeli Maria Marquetti e Vili Walter Griep. E os coralistas com 25 anos de participação no coral receberam um broche: Beatriz Knob, Dirce Maria Fritzen Andrioli, Isabel Regina Fritzen, José Knob, Nilce Maria Fritzen, Rogério Andrioli e Vanderlei Paulo Fritzen.

O maestro Elói Franz foi homenageado com um quadro com foto atual do coral e dele e da esposa. Também recebeu quadro com foto o atual regente, Timóteo Joel Klesener. O coralista e vice-diretor do Carlos Gomes, José Silvano Müller, foi homenageado pelos colegas do coral por muitas vezes atuar como regente substituto e pelo empenho na organização da festa, que teve ainda brinde com espumante e o tradicional “Parabéns a você” com o soprar das velas de 100 anos. Ao final, atuais integrantes e antigos reuniram-se para uma foto oficial.

O Coral Carlos Gomes também lançou durante a solenidade o seu segundo CD, com 11 músicas sacras, populares e gaúchas, e o livro que conta a história dos 100 anos do coral.

Para o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, foi uma festa digna do centenário do Carlos Gomes. “É uma alegria poder participar deste momento importante e nos enche de orgulho poder apoiar e ver o resultado do trabalho dos nossos associados e cidadãos de Victor Graeff para a preservação da cultura”, afirmou.

(Assessoria de Comunicação da Cotrijal)

Compartilhe: