NÃO-ME-TOQUE – Dia Internacional do Cooperativismo: mensagem do presidente

Geração de renda e melhoria da qualidade de vida para milhões de pessoas. Esta é a essência do Cooperativismo, um sistema que está entre os mais desenvolvidos do país.

Apontado como um dos principais movimentos mundiais de promoção integral do homem, o cooperativismo é uma filosofia que se mantém firme e aposta no desenvolvimento humano para atender novas demandas do setor.

O sistema oferece plenas condições de sustentabilidade à vida humana. Por isso, baseado na força da cooperação, o cooperativismo atua na transformação das pessoas e, por consequência, da própria sociedade.

A estatística utilizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) tem base em julho de 2013 e soma 11.081.977 de cooperados, compondo 6.603 cooperativas, que geram 312.467 empregos diretos, total que em 2001 situava-se na faixa dos 175 mil.

A Cotrijal desenvolve ações direcionadas a seus associados e familiares, e também de forma interna, a dirigentes e colaboradores, com o objetivo de reforçar que as cooperativas são organizações empresariais que se diferenciam pela solidariedade econômica através da distribuição de renda e riquezas geradas de forma coletiva.

Neste dia 5 de julho, comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo, data que nos faz refletir sobre a importância do sistema. Seus benefícios, oportunidades e desafios.

Hoje as cooperativas correspondem por movimentação financeira de aproximadamente R$ 100 bilhões em 2013, perto de 12% do PIB do agronegócio, e participam de todos os elos das cadeias produtivas das principais matérias-primas e fibras, participando ativamente nos ramos de negócios.

Conquistas e consolidação em novos mercados tem sido alvo das prioridades do Sistema. Assim como a ampliação da agregação de valor dos produtos in natura, visando o crescimento e diversificação da renda do cooperado.

O setor cooperativista brasileiro ano a ano conquista espaço e credibilidade em âmbito social, econômico e político, no mercado interno e internacional.

É com essa proposta de acompanhar a evolução do sistema, que a Cotrijal tem direcionado seu trabalho para a qualificação do capital humano, buscando desenvolver e promover o conhecimento dos cooperados e colaboradores, para que novas lideranças possam dar continuidade a esse trabalho de comprometimento com o cooperativismo.

Saudações cooperativistas!

(Assessoria de Comunicação da Cotrijal)

Compartilhe: