NÃO-ME-TOQUE – Dedetização combate proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Conforme dados dos agentes de combate a endemias, em 2015 foram detectados 467 focos positivos com mosquitos aedes aegypti, transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus. Neste ano já detectou-se mais 3 focos e no início de janeiro foi confirmado o primeiro caso de dengue em uma visitante que esteve no município, o que pode aumentar o risco de uma epidemia.

Com isto a Administração Municipal iniciou na semana passada uma ação ofensiva no combate ao aedes aegypti, realizando a dedetização em pontos onde já foram encontrados criadouros do mosquito transmissor das doenças.

Os agentes de combate a endemias acompanhados de um técnico da empresa Kaizer e Silva Controle de Pragas Ltda – ME, estão fazendo a dedetização que segue até a primeira quinzena de fevereiro, focada principalmente nas bocas de lobo e em pontos de risco.

O produto que está sendo aplicado não é prejudicial à saúde humana, porém pode causar reações alérgicas em caso de contato direto. Os agentes estão acompanhando o trabalho e fazendo recomendações aos moradores das proximidades para que auxiliem na prevenção de novos focos do mosquito.

Os locais estão recebendo a dedetização para combater o mosquito em fase adulta, para que este não se prolifere e novos focos surjam em nosso município.

Prevenção
• Entre as recomendações para evitar a disseminação do aedes aegypti estão evitar usar pratos nos vasos de plantas e, caso utilize, colocar areia nas bordas; guardar garrafas e objetos que possam armazenar água sempre com a abertura virada para baixo.
• Também é necessário manter as lixeiras tampadas, bem como as caixas d’água. Plantas que acumulam água, como bromélias, devem ser evitadas. O acúmulo de lixo também deve ser evitado, pois pode se tornar foco do mosquito.
• Além disso, é importante tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana; ralos devem ficar fechados e desentupidos. Os potes de comida e de água dos animais devem ser lavados com escova, também semanalmente.

(Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque)

Compartilhe: