NÃO-ME-TOQUE – CREAS atende atualmente 30 Famílias

Postado em 14 janeiro 2014 07:36 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) foi inaugurado no dia 30 de agosto de 2013 tendo em vista a necessidade de atender o grande número de pessoas que buscavam auxilio junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em virtude das violações de direitos.

Localizado no antigo Posto de Saúde ao lado da Delegacia de Polícia, atual Posto de Apoio Central e sede do CREAS, recebeu nos últimos dois anos R$ 253.590,00 provenientes de emenda parlamentar e com contrapartida do município.

O CREAS tem como finalidade ofertar serviços, programas e projetos de caráter especializado, que buscam promover a garantia de acesso as políticas públicas tanto existentes no município como fora dele, a todas as pessoas que tiveram seus direitos sociais ameaçados ou violados contribuindo assim para que estas consigam reconstruir os vínculos ou construir novos vínculos tanto como os familiares quanto com a comunidade em geral, que em outro momento foram fragilizados.

Hoje a equipe do CREAS é composta pela Assistente Social Anamaria Weber, estagiária de psicologia Stéfani Girardello , estagiária de serviço social Tatiane Pasinato e Janaína Jung psicóloga e coordenadora, sendo que para o ano de 2014 espera-se que a equipe também conte com um advogado.

Neste ano de 2014 a equipe realiza e pretende dar continuidade através do Programa Municipal de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PEMSE), aos grupos de desenvolvimento de habilidades sociais, sendo eles, um grupo com adolescentes autores de atos infracionais onde é trabalhada a medida socioeducativa recebida e a reinserção destes mesmos na comunidade e outro grupo com pais dos menores onde é feito um trabalho para mostrar aos pais o porquê de seus filhos estarem cumprindo a medida e de que forma auxilia-los. Ainda para 2014 pretende-se implantar um grupo para trabalhar com famílias que possuem seus vínculos fragilizados.

“Atualmente o CREAS de Não-Me-Toque atende cerca de 30 famílias, sendo que a estrutura tem a capacidade para atender 50 famílias. Este número demonstra a utilidade deste centro de referência que em seus objetivos maiores busca reatar laços familiares. Trabalhamos também para diminuir esses números e reaproximar principalmente crianças e adolescentes com direitos violados a novos familiares ou a família atual após acompanhamento”, destacou a secretária Clereci Schenkel da Assistência Social.

(Charles Manolo de Morais – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não Me Toque)

Postado em 14 janeiro 2014 07:36 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop