NÃO-ME-TOQUE – Cotrijal mobilizada contra o câncer de mama

Postado em 03 novembro 2016 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um mês para lembrarmos a importância da prevenção! Foi com esse slogan que a Cotrijal também se vestiu de cor-de-rosa, em favor da saúde da mulher, neste mês de outubro, aderindo a Campanha do Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades, chamando a atenção para a realidade atual da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Nas unidades da cooperativa, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) programaram atividades diversas em atenção às suas colaboradoras. Aline Lamberty, presidente da Cipa da Sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque, lembra que logo na primeira semana foram entregues lacinhos cor-de-rosa, que os colaboradores têm usado nos uniformes e crachás, e distribuídas flores nos setores. “Aproveitamos o momento, que é de reflexão, para realizar uma dinâmica alertando para os hábitos bons e ruins que refletem na nossa saúde”, adiantou. Além disso, a fachada da cooperativa foi iluminada com a cor do Outubro Rosa.

A Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), em Não-Me-Toque, também abraçou a campanha e realizou as mesmas atividades da Sede. “Entregamos flores em cada setor como estimulando os colegas a cuidarem da planta com o mesmo zelo com que devem cuidar da sua saúde. Pois, como nós, as plantas precisam de cuidados constantes”, expôs Rafael Cristiano Villa Berra, presidente da Cipa da UBS.

A boa receptividade dos colaboradores agradou também Régis Savadinscky, presidente da Cipa dos Supermercados Sede e Centro, do Atacado e da Loja de Não-Me-Toque. “Precisamos falar de prevenção e conscientização o ano todo, mas este é um momento especial para chamar a atenção dos colegas”, enfatizou.

Alerta: 20% dos cânceres de mama são hereditários
As mulheres que têm casos de câncer na família devem estar mais atentas porque muitos tipos da doença são hereditários. No caso do câncer de mama, o índice chega a 20%. O alerta foi feito pela médica Maiara Lopes, da Unidade Central de Saúde de Não-Me-Toque, às colaboradoras da Sede da Cotrijal, Unidade Não-Me-Toque, Unidade de Beneficiamento de Sementes, Supermercados, Atacado e Loja, em palestra na tarde de 14 de outubro.

Durante a palestra, no Restaurante Eventus, a médica ressaltou também a importância da realização do autoexame. “A mulher precisa se olhar, conhecer o seu corpo, para saber se está ocorrendo alguma alteração. E o autoexame da mama é fundamental para identificar de forma mais precoce a ocorrência de câncer”, orientou.

Maiara Lopes também recomendou às colaboradoras que estejam atentas a outros tipos de câncer, como o de colo de útero, que pode ter diagnóstico precoce através do exame preventivo e que deve ser feito anualmente; o de endométrio, que atinge mais as mulheres acima de 60 anos; e o de vulva, um dos mais difíceis ser detectado e também o mais letal.

CAMINHADA PELA VIDA
No dia 16 de outubro, um grupo de colaboradores e produtoras da Cotrijal de Não-Me-Toque participou da 2ª Caminhada pela Vida. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do Município e pela Associação Amigos da Vida. A ação visou estimular a adoção de hábitos saudáveis e ressaltar a importância da realização de exames de rotina como forma de prevenção ao câncer.

Exames preventivos
Além disso, nesta quarta-feira (26), ocorreram os exames preventivos e encaminhamento para mamografia das mulheres na Cotrijal, unidade de Não-Me-Toque. Duas enfermeiras atenderam em torno de 35 mulheres, na sala de enfermagem e em uma unidade móvel, que ficou disposta no estacionamento durante todo o dia. Os exames foram totalmente gratuitos, encaminhandos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A palavra deste mês é prevenção, ou seja, o mesmo objetivo que nós, da Cipa, temos durante todos os meses do ano, quando buscamos o bem-estar dos colaboradores. Com esta ação pretendemos contagiar os colaboradores e seus familiares e amigos”, explanou Aline Lamberty.

A assistente de controladoria Diana Grotto aproveitou a oportunidade e realizou o exame na Cotrijal. “Realizo religiosamente todos os anos, coincidentemente, no mês de Outubro. Acho que essas campanhas auxiliam muito na conscientização das mulheres, para que não falhem na periodicidade dos exames”, enfatizou a colaboradora.

A enfermeira da Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque, Alessandra Pivetta, que realizou a coleta dos exames preventivos, exaltou a iniciativa da Cotrijal. “As colaboradoras só têm a ganhar quando o profissional de saúde vai até a empresa, em função da comodidade e pelo incentivo em realizar com a frequência necessária”, confirmou.

Demais ações nas unidades
Na unidade de Colorado, a placa da fachada da Cotrijal ganhou a cor rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram promovidos testes rápidos entre as colaboradoras, com entrega de folder educativo da Campanha Rosa/Azul. “Distribuímos os laços cor-de-rosa para que todos colocassem em seus uniformes e tivemos uma conversa com os colaboradores do armazém sobre a importância da mamografia e de estimular suas mães, esposas e namoradas”, contou o presidente da Cipa em Colorado, Juliano Alves da Silva.

Em Victor Graeff, textos de concientização foram fixados nos murais, para chamar a atenção das colaboradoras, lembrou Vilson André Schimitz, presidente da Cipa.

A Cotrijal de Tio Hugo também contou com parceria da Unidade Básica de Saúde do município, que disponibilizou a enfermeira Janaina Parizotto para ministrar uma palestra nas dependências da cooperativa, no dia 11 de outubro, sobre o tema “Prevenção ao câncer de mama e cuidados com a saúde da mulher”. A conversa teve a participação de 20 colaboradoras das unidades de Tio Hugo e Ernestina. O presidente da Cipa, Leopoldo Marcelo de Oliveira, lembrou que o momento é oportuno para a reflexão sobre a prevenção e a valorização da vida.

Em Lagoa dos Três Cantos, o momento foi de integração e confraternização.

Colaboradoras da unidade participaram de almoço e assistiram a um vídeo de conscientização, no dia 14 de outubro. Além disso, elas receberam flores com cartões elucidativos sobre o autoexame. O presidente da Cipa, Jeferson dos Santos, também destaca a iluminação da placa e letreiro da unidade.

A secretária da Cipa de Santo Antônio do Planalto, Roberta Kummer Allebrand, relata que a unidade recebeu laços cor-de-rosa nas portas, iluminação temática na placa da Cotrijal, além da entrega de cartões educativos com informações sobre o câncer de mama para colaboradoras, associadas e visitantes.

Em Carazinho, a placa da unidade também ficou colorida de cor-de-rosa “reforçando a importância do diagnóstico precoce”, ressaltou Vagner Rodrigo Gonçalves de Anhaia, presidente da Cipa. Também, o grupo realizou uma breve pesquisa para identificar quem já realizou a mamografia, estimulando as colaboradoras a procurarem uma unidade de saúde para agendar o exame.

Cartazes esclarecedores sobre o câncer de mama foram fixados nos murais da Cotrijal em Saldanha Marinho. Segundo a secretária da Cipa, Francieli Amaral, o objetivo é deixar ao alcance das colaboradoras informações atualizadas sobre a doença.

João Alex de Chaves, presidente da Cipa de Mato Castelhano, garante que a receptividade quanto a distribuição de materiais tem sido muito boa.

“Distribuímos a todos os visitantes para ressaltar a importância da luta contra o câncer de mama. Também orientamos clientes e colaboradoras a se dirigirem ao posto de saúde para agendar a realização de exame preventivo”, expressou.

Em Esmeralda, a parceria com o posto de saúde rendeu atividades alusivas ao Outubro Rosa, como palestra e distribuição de panfletos. “É o momento de ressaltar a importância do diagnóstico precoce. Se a doença for descoberta no início, existe 95% de chance de cura”, informou o presidente da Cipa da unidade, Fábio Bieleski Ávila.

Também em Passo Fundo, no dia 24, colaboradores participaram de palestra com o médico Roque Jury, destacando a importância da prevenção. “O Outubro é Rosa, mas a prevenção precisa ser o ano todo”, diz o presidente da Cipa da unidade de Passo Fundo, Leandro Guarienti Biazus.

Em Vista Alegre, a placa da unidade onde está impresso o nome da Cotrijal também ficou cor-de-rosa durante o mês de outubro. “Queremos, com isso, chamar a atenção para a importância da realização regular do exame de mama”, destacou o presidente da Cipa, Leandro Norberto Vogt. Além disso, as funcionárias também foram agraciadas com rosas.

Na unidade de Almirante Tamandaré do Sul, a secretária da Cipa, Andressa Correa, destacou a distribuição de panfletos educaticos entre as colaboradoras, através de uma parceria com o Posto de Saúde do município, além do uso de laços temáticos nos crachás.

Em Nicolau Vergueiro, a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Jordana Figueiredo Jardim, realizou palestra sobre o câncer de mama, no dia 7 de outubro. Segundo a presidente da Cipa, Vera Nice Morais, também foi realizada atividade alusiva ao Setembro Amarelo e haverá programação sobre o Novembro Azul, sempre com as portas abertas ao público.

Novembro Azul
No próximo mês também ocorre programação, desta vez voltada à prevenção da saúde do homem. “O nosso tradicional azul da Cotrijal vai ganhar atenção especial no próximo mês, quando realizamos a campanha Novembro Azul, em busca da concientização da importância da realização do exame periódico para o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, enfatizou Aline Lamberty, presidente da Cipa Sede, em Não-Me-Toque.

(Assessoria de Imprensa da Cotrijal e colaboradores das unidades)

Postado em 03 novembro 2016 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop