NÃO-ME-TOQUE – Cotrijal lança programa de gerenciamento de riscos nas propriedades

Uma gestão de qualidade na atividade rural envolve uma série de fatores, dentre eles a identificação dos principais riscos que podem interferir na rentabilidade e principalmente na saúde do negócio. É nesse sentido que a Cotrijal, com a parceria do Sebrae-RS, Senar e Farsul, lançou na sexta-feira,07/5, o programa Gestão de Riscos na Empresa Rural, que trabalhará o tema com 60 propriedades rurais, localizadas na área de ação da cooperativa.

O programa segue o Planejamento Estratégico da cooperativa, que prevê a realização de ações direcionadas para a qualificação de processos de gestão nas propriedades de associados, com a capacitação dos produtores, levantamento de dados e parcerias.

”A Cotrijal quer auxiliar o produtor também na gestão do seu negócio, para que ele possa produzir de forma sustentável e principalmente com renda. Identificar e diminuir os riscos é fator determinante também para a saúde financeira do negócio e com essa parceria vamos conseguir mostrar para o produtor formas de agir nesse contexto”, destaca o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Os primeiros encontros serão conduzidos por profissionais técnicos, já com o foco no conhecimento da realidade de cada produtor. Essas reuniões serão virtuais e trabalharão os riscos ambientais, financeiros, patrimoniais, societários e tributários. ”As vezes o produtor fica muito ligado no volume de produção e esquece da sustentabilidade econômica do negócio. Só produzir muito, não significa trabalhar com rentabilidade, a nossa ideia é justamente levantar dados e mostrar para o produtor os melhores caminhos em diferentes situações”,explica, Eloísa Muxfeld Arns, analista de articulação de Projetos /SEBRAE.

Produtores conectados

A reunião de lançamento do programa foi acompanhada de forma virtual pelos 60 produtores envolvidos. O encontro também teve a participação do vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; do superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima; do gerente de Produção Vegetal, Alexandre Doneda; do gerente regional do Sebrae, Gilmar Pettinelli; do colaborador do Sebrae, Ricardo Ninov; do consultor da FAU, Adriano Ziger; do consultor da Foco Rural, Flávio Cazarolli; e dos consultores da R&S Training Rural, Rogério de Melo Bastos e Alessandra Botton.

(Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal)

Compartilhe: