NÃO-ME-TOQUE – Cotrijal incentiva a prevenção contra o câncer

“Não dá para facilitar. Para a gente é um benefício muito grande”. A declaração é da frente de caixa do Supermercado Centro da Cotrijal, Rovani Wentz, 49 anos, sobre ação do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque, juntamente com voluntários e empresas, e que vai beneficiar ao todo 45 colaboradoras da cooperativa no município. A campanha de conscientização é realizada no mundo inteiro e ressalta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para facilitar a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama, as colaboradoras inscritas foram divididas em três turmas e os exames realizados em sábados. A próxima e última turma será neste sábado (25), pela manhã. A servente de limpeza da Cotrijal, Ariadne Cesar Rodrigues, 26 anos, e mãe do menino Bruno, 5, foi uma das que aproveitou a programação especial para agendar exames preventivos e receber orientações para realização do autoexame da mama. “A gente não pode descuidar”, diz. Já a assistente de frente de caixa do Supermercado Centro, Ana Rosângela Gomes da Silva, que está há 17 anos na cooperativa, garante que segue à risca a promessa feita. “Prometi que faria os exames todos os anos e estou cumprindo”, afirma.

O presidente da CIPA da Cotrijal de Não-Me-Toque, Jorge Canal, diz que a iniciativa acontece todos os anos, em parceria com a prefeitura, e busca ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “É uma maneira de conscientizar e incentivar as mulheres para que façam os exames”, justifica.

Ações – As CIPAs das demais unidades da cooperativa, como a de Colorado, também se mobilizaram para promover ações voltadas à prevenção da doença.
Balões rosas, teste e mensagem.

Na unidade da Cotrijal de Colorado, além do encaminhamento de exames preventivos, no Posto de Saúde do município, as colaboradoras foram convidadas a assistir palestra sobre câncer de mama, promovida pela Secretaria de Saúde, no Centro Social Esportivo. Nesta quarta-feira (22), 20 colaboradoras realizaram exame rápido que ajuda a detectar doenças, na cooperativa.

A sala destinada a realização do teste ganhou balões na cor rosa. Cada uma das colaboradoras recebeu ainda um bombom com a mensagem: “Cuidar da saúde é um gesto de amor à vida”. Para o presidente da CIPA da Cotrijal de Colorado, Guilherme Zanolla, são iniciativas simples, mas que fazem a diferença.

Sobre a campanha
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam exames ginecológicos periódicos, o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres – são mais de 57 mil novos casos estimados no país para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura.

(Assessoria de Comunicação da Cotrijal)

Compartilhe: